R$0,00

Descrição

Escrito em 2012, prévio à viagem do Caindo no Brasil, o livro propõe uma reflexão sobre como jovens do ensino médio de escolas paulistanas fazem o uso da tecnologia no seu aprendizado.

Dentro do tema, a tecnologia é abordada como uma ferramenta auxiliar do processo de ensino, onde seu uso para facilitar o aprendizado é guiado pelo professor. Para contextualizar o assunto, no início o livro, apresenta breve histórico sobre como a tecnologia foi introduzida na sala de aula e faz uma análise do atual panorama da tecnologia na educação do ponto de vista de alunos e professores.

Um livro baseado em práticas reais da sala de aula

“Conversei com vários estudantes e li muitas referências em educação, também fiz uma autoanálise como estudante. As duas principais causas do desinteresse dos alunos nos meios tradicionais de educação são a tendência do humano para multitarefa e a falta de clareza dos objetivos de se ensinar determinado tema. “Afinal, por que estou aprendendo isso?”, todos nos já nos perguntamos um dia.”,  aponta Caio Dib, autor da obra.

Educação Reinventada também apresenta estudos de projetos realizados em dois colégios particulares de São Paulo. O Dante Tablet, do colégio Dante Alighieri, que disponibilizou um tablet para cada aluno do primeiro ano do ensino médio, e o projeto ICONS, do Colégio Bandeirantes que utiliza a tecnologia como elemento fundamental para a realização de um debate internacional.

O livro também aborda a formação de educadores no tema e as tendências para os próximos anos, “considero a tecnologia na educação uma ferramenta, tão importante quanto o caderno e a lousa. Ela deve ser utilizada quando realmente auxiliar no ensino aprendizagem. Muitos professores ainda têm receio de utilizar a tecnologia em sala de aula e ficar vulnerável às dúvidas dos alunos. Por isso é importante fazer formação continuada e criar rodas de troca de experiências entre os educadores”reforçou Caio.