TECNOLOGIA, CRIATIVIDADE E FERRAMENTAS

makerspace

Usar a tecnologia com significado e soluções criativas que resolvam, de fato, desafios da aprendizagem. Nessa trilha, vamos compartilhar as principais tendências – que já estão sendo postas em prática em escolas e projetos de todo o país – para que estudantes aprendam mais e melhor e professores sintam-se realizados com seu trabalho.

Drops Nível Básico

Microcertificações Como "certificar" experiências de jovens que fizeram trabalho voluntário, ou até mesmo você, que está se aprofundando os conhecimentos com o Drops Caindo no Brasil? Conheça as microcertificações, um novo modo de reconhecer esse desenvolvimento

Microcertificações

Como "certificar" experiências de jovens que fizeram trabalho voluntário, ou até mesmo você, que está se aprofundando os conhecimentos com o Drops Caindo no Brasil? Conheça as microcertificações, um novo modo de reconhecer esse desenvolvimento

Design Thinking para Educadores O DT é um novo jeito de pensar e abordar problemas a partir de um modelo de raciocínio centrado nas pessoas. Veja um guia que mostra como utilizar essa abordagem a partir dos desafios dos educadores

Design Thinking para Educadores

O DT é um novo jeito de pensar e abordar problemas a partir de um modelo de raciocínio centrado nas pessoas. Veja um guia que mostra como utilizar essa abordagem a partir dos desafios dos educadores

Uma conversa com Gustavo Brito "O que você quer aprender?", Gustavo Brito, do Extramuros, conta como trabalha no Autorama, um de seus projetos, para desenvolver uma aprendizagem autônoma com crianças do Rio de Janeiro a partir dessa pergunta

Uma conversa com Gustavo Brito

"O que você quer aprender?", Gustavo Brito, do Extramuros, conta como trabalha no Autorama, um de seus projetos, para desenvolver uma aprendizagem autônoma com crianças do Rio de Janeiro a partir dessa pergunta

Games na Educação Luciano Meira, fundador da JoyStreet e um dos maiores especialistas em games na educação do Brasil, dá dicas de referências para quem quer se aprofundar no tema

Games na Educação

Luciano Meira, fundador da JoyStreet e um dos maiores especialistas em games na educação do Brasil, dá dicas de referências para quem quer se aprofundar no tema

 
Ferramenta de escuta Um exercício para aumentar a sensibilização da escuta do grupo

Ferramenta de escuta

Um exercício para aumentar a sensibilização da escuta do grupo

Avaliação final de módulo Hora de refletir sobre o que aprendeu durante do o módulo sobre gamificação e modelos de ação centrados no aluno :)

Avaliação final de módulo

Hora de refletir sobre o que aprendeu durante do o módulo sobre gamificação e modelos de ação centrados no aluno :)

Dicas para gamificar Luciano Meira dá 3 dicas sobre como usar o videogame para transformar a educação

Dicas para gamificar

Luciano Meira dá 3 dicas sobre como usar o videogame para transformar a educação

 
Mapa de conexões Ferramenta para aproximar os integrantes do grupo a partir de interesses pessoais. Com ela, os participante podem se conhecer melhor e construir relações mais profundas

Mapa de conexões

Ferramenta para aproximar os integrantes do grupo a partir de interesses pessoais. Com ela, os participante podem se conhecer melhor e construir relações mais profundas

O que você vai aprender

  • Conceitos como microcertificação, gamificação e design thinking
  • Contato com experiências que usam esses conceitos para solução de desafios locais
  • Ferramentas práticas para que você também possa colocar o que aprendeu em ação na sua comunidade

Teoria e prática juntas

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Luciano Meira, Gustavo Brito, Kiran Bir Sethi  e mais pensadores que precisam ser lidos e ter seus trabalhos mais conhecidos

PLINKS!, Criatovos da Escola, Design Thinking, Extramuros, Santi_napraça e muitos exercícios práticos para você usar a teoria na prática