Imagem de duas meninas encostadas e olhando para uma folha, enquanto uma delas escreve
(Pixabay)
 
A Cartografia Escolar é um assunto que já está consolidado na educação e vai muito além do mundo acadêmico. E a diversificação dos temas e multiplicidade de ideias foi um dos fatores que contribuíram muito com isso. Hoje, assuntos como Alfabetização Cartográfica e as Cartografias Digital, Inclusiva, Social e Imaginativa já são bem trabalhados. Isso também indica as inúmeras demandas que essa área possui para contribuir no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, seja no ensino formal ou não formal. Neste contexto, surge o Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares.
 
O evento teve seu início em 1995, no Campus do Instituto de Geografia e Ciências Exatas (IGCE) da UNESP Rio Claro. Seu propósito era de congregar e socializar os estudos sobre os temas desenvolvidos desta linha de pesquisa. Neste ano, haverá o X Colóquio de Cartografia para Crianças e Escolares e o I Encontro Internacional de Cartografia Escolar e Pensamento Espacial, que tem como tema “As Diferentes Linguagens no Mundo Contemporâneo”. Os eventos vão discutir sobre como a Cartografia na escola pode contribuir para a relação do ensino e aprendizagem em escolas e outros espaços, tanto físicos como virtuais. Assim, trazendo mais sentido e engajamento na educação.

Repensando a educação

A abertura do colóquio será no dia 9 de julho. O evento vai trazer debates com pesquisadores sobre a intersecção entre Educação Geográfica, Cartografia Escolar e Pensamento Espacial. Assim, eles vão se aprofundar em questões do ensino e aprendizagem de Geografia, e estabelecer parcerias em projetos e pesquisas. Os eventos têm como objetivo promover uma socialização entre os assuntos e estimular o desenvolvimento das pesquisas e de novos caminhos e possibilidades. 
 
Haverá oito eixos temáticos, com as seguintes mesas de debates:
 
● Cartografia Escolar na Formação Docente;
 
● Atlas e Tecnologias na Cartografia Escolar e para Crianças;
 
● Cartografia Escolar Inclusiva;
 
● Representações e as Diferentes Linguagens na Cartografia Escolar;
 
● Análise Geoespacial e Tecnologias na Cartografia Escolar;
 
● Cartografia e Pensamento Espacial na Educação Infantil e nos Anos Iniciais;
 
● Cartografia e Pensamento Espacial no Ensino Fundamental e Médio;
 
● Cartografia Temática, o Raciocínio Geográfico e a Cidade;