Os livros infantis podem ensinar muito para os adultos. Afinal, é tudo uma questão de olhar. O livro A Parte que Falta, do poeta e ilustrador Shel Silverstein foi lançado em fevereiro deste ano pela editora Cia das Letrinhas. E, através de um olhar muito diferenciado, a youtuber carioca Julia Tolezano – conhecida como Jout Jout – viralizou na internet um vídeo onde ela lê e comenta a obra. 

LEIA MAIS: Educação mais humana: o que são competências socioemocionais?

O livro fala sobre a busca incansável de um ser por uma parte que venha lhe completar. “Não sei quanto a você, mas sempre falta um trocinho. Às vezes, falta muita coisa, às vezes só uma coisinha que parece um mundo de faltas. Pra muitos, falta o indispensável e aí o que falta pra você parece nada, mas é demais de onde você está olhando”, diz Jout Jout, emocionada.

Educação socioemocional para crianças, jovens e adultos

Embora seja um livro destinado ao público infantil, os adultos também podem se encantar. Quem não sente que lhe falta algo? E se nos falta algo, o que fazemos? Muitas vezes nós focamos em buscar apenas essa parte que nos falta. E, consequentemente, não damos o merecido valor às coisas que já temos.

LEIA TAMBÉM: 10 exercícios de mindfulness para colocar em prática na sala de aula

Algumas vezes a vida também pode oferecer essa coisa que está faltando, para somar ao que já possui. No entanto, nem sempre isso acontece. Muitas vezes, ao encontrar essa parte que falta, estamos, na verdade, fazendo uma troca, e abrindo mão de algo que já tínhamos. E isso pode acontecer em todas as áreas da vida. 

A obra é muito rica e pode ensinar muito sobre a educação socioemocional. O material é incrível para pais, educadores, jovens e crianças. Olha só essa reflexão incrível sobre as necessidades da vida:

Post com resumo e modificações produzidas pelo Caindo no Brasil da publicação “Escolas adotam mindfulness e outras técnicas meditativas para desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos”, da reporter XXX para a Revista Educação. Leia a matéria original e na íntegra clicando no link.

 

“A falta que a falta faz”: vídeo de Jout Jout sobre livro infantil viraliza e emociona a internet