ÚLTIMOS DIAS DE "HISTÓRIAS DA INFÂNCIA" NO MASP

Após pouco mais de três meses, a exposição Histórias da Infância chega ao fim no próximo sábado, dia 30/07, junto com as férias escolares. Para quem não foi, ainda dá tempo de conferir as representações mais diversas ligadas à infância em diferentes períodos, territórios e escolas. Paralelamente, a exposição Playgrounds 2016, lúdica e interativa, ocupa o Vão Livre e o segundo subsolo; e aos sábados e domingos ilustradores comandaram oficinas para mostrar que toda criança é uma grande artista. Dá uma olhada nas oficinas que ainda vão rolar aqui

Henrique Lopes de Campos Silveira, (8 anos), Sem Título (Circo Piolin no MASP), 2016, acervo MASP

Henrique Lopes de Campos Silveira, (8 anos), Sem Título (Circo Piolin no MASP), 2016, acervo MASP

Histórias da Infância é mais uma exposição que traz diferentes histórias e pontos de vista, fugindo ao modelo tradicional e abrindo o museu para uma arte menos elitista e mais acessíveis à população. Até a altura média das obras diminuiu para se aproximar das crianças. Exposições sobre sexualidade e escravidão estão sendo planejadas para 2017 e 2018, respectivamente, seguindo esse programa de dar voz a temas marginalizados.

Exposição Playgrounds 2016 no segundo subsolo do Masp (Foto: Portal Aprendiz)

Exposição Playgrounds 2016 no segundo subsolo do Masp (Foto: Portal Aprendiz)

Obras que já faziam parte do acervo do MASP ganharam outros espaços e leituras no diálogo, por exemplo, com desenhos de crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental Desembargador Amorim Lima e do Colégio São Domingos. Esses alunos também produziram explicações sobre as obras e os desenhos, que vão virar áudioguias, colocando seus trabalhos em pé de igualdade com artistas como Van Gogh e Portinari.

Saiba mais sobre a exposição no site do MASP.

Dica: os espaços culturais espalhados por várias cidades do Brasil costumam bolar uma programação bem legal para as férias, sabendo que os pais precisam de lugares e atividades para entreter os filhos nesse período. Aqui vão algumas dicas de espaços legais em São Paulo, por exemplo:

Terça tem teatro - Itaú Cultural

Você que estava falando que não vai ao teatro porque os espetáculos estão muito caros, não tem mais desculpa. Toda terça-feira, às 20h, uma peça gratuita no Itaú Cultural. As senhas são distribuídas um hora antes do espetáculo. Veja quais são as próximas datas no site.

Sesc com programação para avós e netos

Nessas férias, unidades do Sesc espalhadas pelos bairros e pelas cidades paulistas, estão oferecendo atividades pensando nas crianças e seus avós. A programação é variada e vai desde confecção de bonecas de pano até uma aula para "desvendar o smartphone". Confira e aproveite o fim das férias com toda a família. Mais informações aqui.

por Sabrina Coutinho