Imagem do kit S.O.S Criativo, com três caixas do produto empilhadas e algumas cartas ao lado
(Reprodução/Caio MIolo)
 
Manter o engajamento na sala de aula nem sempre é uma tarefa fácil. E a criatividade é uma habilidade essencial para manter esse interesse. Com o objetivo de estimular a curiosidade e gerar inovação, surge o S.O.S Criativo, um kit com ferramentas para explorar, criar e testar ideias. Esse projeto gráfico foi criado em 2015 e desenvolvido na Nola Design, por Mirela Rosa e Gustavo Borba.

O projeto conta com um conjunto de cartas, um mapa global e um manual. A princípio, ele foi criado para ser um brinde aos participantes do TEDxUnisinos 2013, no qual nosso fundador foi um dos palestrantes. No entanto, houve uma grande procura pelo material após o evento, e a Nola Design decidiu comercializar o produto. 

Empatia e criatividade

Imagem de uma caixa do Kit S.O.S Criativo, com algumas cartas coloridas espalhadas
(Reprodução/Caio Miolo)

Desenvolvido a partir da necessidade da implementação do Design de Serviços, o material busca ser claro e gerar inovação. O projeto ganhou o segundo lugar com seus criadores Mirela Rosa e Gustavo Borba, no 5º Prêmio Bornancini de Design, em 2014. “No kit S.O.S Criativo, cada carta (ferramenta) é categorizada em cores que correspondem às áreas do conhecimento que devem estar presentes em um projeto, como análise/síntese, empatia, visualização, usabilidade e criatividade”, conta Mirela para o Jornal da Unisinos. O uso do kit permite a avaliação do balanceamento das ferramentas antes do início do projeto. Além disso, ele facilita ensinar a metodologia do Design a profissionais de outras áreas.

O material é um exemplo de como a criatividade pode ser usada a favor de uma educação com mais significado. Ele é uma inspiração, mas mostra também ferramentas que podem colaborar por aulas mais dinâmicas e com materiais que fogem do ensino tradicional.