Imagem de uma área externa entre prédios, com uma fonte de água no centro e, ao lado, uma placa da ONG Sonhos Constroem o Futuro
(Divulgação)
 
Como uma ONG pode ajudar crianças e adolescentes no desenvolvimento de projetos e na inovação? Com sede em Catanduva, a Sonhos Constroem o Futuro se tornou um centro de aprendizagem para jovens. E seu objetivo é promover a inovação através do compartilhamento de novos conhecimentos, como tecnologia, criatividade, inovação e empreendedorismo.
 
Para isso, eles estão desenvolvendo métodos de ensino baseado na cultura do Vale do Silício, apostando que essas práticas de aprendizagem podem melhorar a experiência desses adolescentes. Assim, criaram cursos onde eles podem desenvolver um pensamento crítico e analítico para gerir negócios que mudem a sociedade e transforme suas vidas. 
 
Esses jovens precisam criar, desenvolver e aplicar uma ideia em um projeto – fazendo um protótipo para teste, por exemplo. A ONG, portanto, propõe toda a experiência de estarem trabalhando em uma startup. O Vale do Silício, na Califórnia, EUA, é uma região que reúne as maiores empresas do mundo. E o seu objetivo é gerar grandes inovações científicas e tecnológicas. A partir disso, a Sonhos Constroem o Futuro vem trabalhando para que eles aprendam mais sobre essa cultura e sobre novas tecnologias. 

Imagem de uma sala cheia de alunos e professores conversando, estudando e usando computadores

Educação empreendedora

O processo de aprendizagem passa por alguns tópicos específicos, como criatividade, inovação e empreendedorismo. Eles aprendem desde métodos e práticas sobre pensamento criativo, até como são as metodologias de trabalhos em startups. Ao final, eles passam a aplicar seus projetos para se transformarem em possíveis produtos, empresas ou serviços para o mercado. Assim, eles complementam todo o ciclo de desenvolvimento, preparando os participantes para os desafios da vida real. Seja no mercado de trabalho, ou com suas futuras empresas.
 
A ONG já possui alguns parceiros como o Sesc de Catanduva e AreaZ, empresa de cursos de animação de games. Além disso, eles realizam oficinas, workshops e Fóruns de Empreendedorismo. Eles também já participaram de eventos como o Campus Party, a maior feira de tecnologia da América Latina. 
 
Acesse o site da Sonhos Constroem o Futuro e conheça mais sobre o projeto e maneiras de realizar sua doação.