Imagem de divulgação do II Simpósio Nacional "Por uma educação inovadora e inclusiva", com um texto informando os dados do evento e ao fundo uma imagem de bexigas coloridas no céu

A escola tradicional ainda enfrenta muitos problemas, dentre eles a evasão e a falta de sentido na educação. Neste cenário, temas como a inclusão e a violência escolar são assuntos urgentes que acentuam ainda mais a falta de engajamento e afastam muitos jovens da escola. Pensando nisso, a segunda edição do Simpósio Nacional “Por uma escola inovadora e inclusiva” terá como tema “o desafio das diferenças e o combate consciente a todas as formas de violência escolar”. O evento vai acontecer nos dias 26 e 27 de abril, na UNIFAL, no Campus Poços de Caldas, Minas Gerais.

Os desafios da educação no século 21

O século 21 exige uma atualização constante em todas as áreas por parte de todas as áreas, inclusive na educação. Pensando nisso e nos desafios dessa nova geração, o evento propõe uma imersão em busca de escolas inovadores e inclusivas. Ou seja, uma instituição que supere o ensino tradicional, conteudista e focado na memorização, repetição e fixação. No lugar disso, precisamos de espaços de aprendizagem baseados na autonomia, liberdade, esperança e, é claro, na inclusão de todos. 

Conversas inspiradoras

A inovação vem junto com a reflexão de velhos hábitos e tradições que estão presente nas escolas, na formação de educadores e na sociedade. Para isso, o evento terá conversas com grandes especialistas para uma reflexão sobre bullying e exclusão e sobre ações docentes.

Para se inscrever, é necessário doar um brinquedo educativo ou pedagógico. Veja mais detalhes do evento e sobre como participar no site do Simpósio.