O Seminário Internacional de Educação Contemporânea (SIEC) é um evento científico e educacional que acontece anualmente em Juiz de Fora (MG). Em 2017, o evento já havia sido notícia no Caindo no Brasil. Em 2018, o V SIEC, acontece na cidade, em maio de 2018, e tem como temática: “Escolas educam, cidades humanizam”. Nessa nova edição, o evento traz a divulgação de o conceito de cidades educadoras. Nele, a escola e a cidade se tornam igualmente educadoras, em todos os seus espaços, e se unem numa complementação de saberes e de competências.

A importância de uma cidade educadora

Segundo o professor Moacir Gadotti, a cidade dispõe de inúmeras possibilidades educadoras, numa vivência permanente, constituindo-se como espaço amplo e contextualizado de cultura e de aprendizagem permanente. “Uma cidade pode ser considerada como uma cidade que educa, quando, além de suas funções tradicionais – econômica, social, política e de prestação de serviços – ela exerce uma nova função cujo objetivo é a formação para e pela cidadania”.

Com isso, todas as instituições sociais públicas e privadas estão convidadas a investirem fazendo parte desse processo de resgate histórico e cultural voltados para a formação cidadã de todos nós brasileiros. Não há democracia sem cidadania. Portanto, essa luta é de todos nós para que possamos investir na formação de toda equipe técnica e pedagógica das escolas brasileiras.

Confira a programação do evento e saiba mais no site oficial:

Programação do SIEC