QUEREMOS COLOCAR SEU PROJETO NO MAPA

Viajando pelo Brasil para conhecer iniciativas educacionais ou participar de eventos, tenho conhecido centenas de pessoas que querem melhorar a educação brasileira e estão botando a mão na massa para concretizar sonhos e criar oportunidades. Então, surgiu a pergunta: como mapear, divulgar e fortificar esses projetos? Mombak foi a resposta.

Em 2016, Mapa Educação e Caindo no Brasil se uniram para fazer com que escolas, ONGs, coletivos e outros projetos educacionais deixem de ser conhecidos apenas localmente e se fortifiquem ao se encontrarem com outras iniciativas que atuam com os mesmos temas. Do tupi, Mombak significa despertar, fazer acordar. E é exatamente esse movimento que queremos proporcionar.

Desde 2012, foram descobertas diversas iniciativas por projetos de mapeamento como Caindo no BrasilVolta ao Mundo em 13 EscolasReevoInovação e Criatividade na Educação Básica, entre outros. Agora é hora de reuni-las em um mesmo lugar, potencializando e disseminando seus empreendimentos para todo o país.

Uma plataforma para fortalecer seu projeto

Queremos que Mombak seja uma plataforma que conecte realizadores e outros atores do ecossistema – estudantes, educadores, instituições de ensino, entidades do Terceiro Setor, empresas, investidores, entre outros.

É possível navegar pelas iniciativas cadastradas, separadas por categorias

É possível navegar pelas iniciativas cadastradas, separadas por categorias

Além disso, nossa equipe vai trabalhar com a interpretação de dados e com nossos parceiros para fortalecer cada vez mais as iniciativas cadastradas. Por exemplo, se identificarmos que 38% dos projetos têm dificuldades de captação de verbas/sustentabilidade financeira, vamos encontrar especialistas que podem colaborar com a superação desse desafio. Se conhecermos institutos, fundações e empresas que estão buscando projetos em determinada área, faremos essa ponte. Despertar é só o começo do plano para o fortalecimento do ecossistema de educação no nosso país!

Quem pode participar

A plataforma é aberta e tem a missão de reunir projetos que fazem a diferença na educação. Podem ser iniciativas individuais ou coletivas, escolas públicas ou privadas, entidades do terceiro setor ou até mesmo iniciativas independentes e não institucionalizadas. Nossa seleção segue os seguintes requisitos:

Os projetos cadastrados na plataforma devem estar acontecendo.

  1. Este é um espaço para iniciativas de indivíduos, coletivos, escolas ou entidades do terceiro setor. No momento, não vamos incluir empresas de serviços e produtos na plataforma.
  2. Queremos que este seja um espaço de aprendizagem e ensinagem. Ao cadastrar seu projeto, lembre-se que pode atrair pessoas interessadas em trabalhos como o que realiza e que também pode inspirar outras pessoas a criarem iniciativas baseadas no seu projeto.
  3. Principalmente pelo viés de que essa é uma plataforma de aprendizagem colaborativa, é recomendado que todos os campos sejam preenchidos para o projeto ser publicado.

Te esperamos lá! :)

por Caio Dib