Imagem do educador Giordano Cabral apoiado em uma cadeira sorrindo, e da educadora Yvonne Carvalho, também sentada em uma carteira, sorrindo

Nos meses de julho e agosto, a cidade pernambucana Caruaru será a primeira do estado a receber o ProfLab Level UP!. Essa imersão é parte do programa ProfLab, um projeto que promove formações criativas para educadores sobre tecnologias e inovação. Seu objetivo é capacitar profissionais da região sobre a contribuição dos jogos para a educação. 

Uma das maiores solicitações dos professores atendidos pelo ProfLab é sobre o tempo das experiências. Quatro horas ajudam a plantar sementes e até a criar experiências. Mas, ao retornar para as questões do dia a dia, muitas ideias podem ser amortecidas. Por isso, era preciso um maior tempo de reflexão e prática. Dessa necessidade surgiu o ProfLab Level UP!, que tem carga horária ampliada e o objetivo de falar sobre os jogos na aprendizagem. No programa, os participantes irão refletir sobre estratégias, aplicando-as em atividades mão na massa. A ideia é aprender jogando e vivenciando na prática o que é que os estudantes sentem quando jogos são incorporados às práticas de aprendizagem.

Jogos na educação

A formação de 30 horas é modular e está programada para acontecer em três momentos: Fase 1 Game design thinking (6 e 7 de julho); Fase 2 Gamificação (13 e 14 de julho); e Fase 3 Jogos na educação (10 e 11 de agosto). Todos realizados no Armazém da Criatividade, em Caruaru.

A imersão será ministrada por Yvonne Carvalho, educational game designer e historiadora, e Giordano Cabral, músico e professor da UFPE. Para participar, é necessário realizar inscrição nos módulos desejados através do site do programa. Há certificado e os inscritos ganharão um voucher para participar gratuitamente do curso online Narrativas e personagens para games, desenvolvido pela Joy Street. O benefício é ofertado pelo Armazém da Criativide.