Fotografia do professor Claudinei sentado em um banco na área externa na escola, apoiando seu certificado da Quizlet em uma mesa. Ele está olhando para o prêmio e sorrindo.
(Divulgação)

Um professor da zona rural do Paraná foi o vencedor do concurso nacional “Educador Inspirador”. Essa iniciativa foi promovido pela Quizlet, uma plataforma de aprendizado onde o conteúdo é gerado pelo usuário. Eles buscam ensinar através de atividades e jogos que ajudam os alunos em seus estudos.

LEIA MAIS: Quem é o professor do futuro e como a tecnologia pode apoiá-lo?

Foi através disso que, em janeiro, ele embarcou em uma viagem de cinco dias para São Francisco, na Califórnia, para receber sua premiação: visitar o Vale do Silício, a Universidade de Stanford e a sede da plataforma de aprendizagem Quizlet, que promoveu a competição.

Professor da rede pública do Paraná

Fotografia do professor Claudinei em uma sala de aula com computadores, com dois alunos em suas respectivas máquinas. O professor está na frente da sala conversando com a turma.
(Divulgação)

Claudinei Ferreira Gundim dá aulas de História e Geografia para 300 estudantes de duas escolas públicas. Elas estão localizadas na cidade de Nova Tebas. Esse é um município com menos de seis mil habitantes na zona rural do Paraná.

OLHA SÓ: Livro digital gratuito e-NAVE mostra 40 práticas educativas transformadoras

“Espero conhecer coisas novas, por ser um polo de tecnologia e inovação. E também tentar desenvolver parte do que ver lá aqui no Brasil. Mesmo levando em conta a limitação que temos, a gente cria mecanismos para adaptar e conseguir levar aos alunos”, afirmou o professor antes da viagem, que foi custeada pela Quizlet. Ele foi acompanhado por um aluno que o indicou no concurso. Ao todo, foram mais de 500 indicações.

Criatividade de gamificação

Foi esse pensamento que o impulsionou a ser o vencedor nacional do concurso. Claudinei utiliza em suas aulas a plataforma Quizlet para desenvolver conteúdos e fazer avaliações diárias e mensais. Ele faz isso, principalmente, por meio de gamificação, flashcards e testes. “Fica o agradecimento especial à empresa por ter realizado o concurso, valorizando os professores e dando possibilidade aos profissionais de educação de todo o Brasil demonstrarem o que cada um tem desenvolvido”.

VEJA TAMBEM: Nova Plataforma do CIEB aborda tecnologia e computação na educação

CEO da Quizlet, Matthew Glotzbach, destacou os profissionais que participaram do Educador Inspirador. “O processo todo foi enriquecedor e ficamos impressionados com muitas das histórias dos professores que concorreram ao prêmio. Estamos ansiosos para receber o Claudinei e ampliar o intercâmbio de educação e tecnologia com o Brasil”