A Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a UNESCO, promove o lançamento do Programa de Cooperação em Pesquisa. Partindo de métodos abertos e colaborativos, o Programa disponibiliza instrumentos para aproximar o campo acadêmico dos problemas que desafiam a gestão municipal, de forma a contribuir com a melhoria da educação pública na cidade de São Paulo. 

A iniciativa atua em três eixos:

  • Banco de desafios
  • Fomento à pesquisa cooperação com escolas
  • Centros de pesquisa e universidades

Essas frentes buscam facilitar o acesso e obtenção de dados da Rede Municipal de Ensino. Elas também proporcionam a divulgação e discussão dos resultados de pesquisa. Além disso, é uma possibilidade de viabilizar trocas entre pesquisadores e gestores. 

Evento de lançamento aprofundará iniciativa

Durante o lançamento, que acontecerá no próximo dia 26, serão divulgadas as diretrizes para a manifestação de interesse no desenvolvimento de projetos de pesquisa, com apoio da SME e UNESCO. Serão quatro temas de pesquisa contemplados: Educação integral, Avaliação do aprendizado, Recuperação paralela e Evasão e absenteísmo docente.

Poderão participar grupos de pesquisa de faculdades, universidades públicas e privadas, fundações mantenedoras de apoio e amparo à pesquisa, centros de pesquisa e entidades não governamentais que comprovadamente atuem ou realizem pesquisas relativas às áreas temáticas propostas. Para saber mais, acesse: patiodigital.prefeitura.sp.gov.br/cooperacao