Imagem de uma menina segurando em cima da mesa um pote da calma com glitter rosa
(Pixabay)

Muitos pais ou os tutores de crianças desconhecem algumas ferramentas adequadas para lidar com a ansiedade ou a raiva de seus filhos. No entanto, há uma técnica que pode ajudar significativamente nesses casos: o pote da calma.

O pote da calma foi criado pela pedagoga e educadora Maria Montessori. Seu principal objetivo foi criar um método que facilitasse o aprendizado das crianças de maneira divertida. Ele também pode promover maior engajamento entre os alunos. Para alcançar esse objetivo, ela focou em diferentes atividades que ajudassem as crianças a se relacionar com suas emoções.

O pote da calma, uma técnica que também funciona para os pais

Essa técnica de Maria Montessori criou não é válida somente para as crianças. Os pais e todos os adultos também podem obter benefícios do pote da calma. Para nós também é muito difícil lidar, absorver, entender e expressar as nossas emoções de maneira adequada. Por isso, seria extremamente benéfico que todos nós colocássemos isso em prática.

O pote da calma é um recipiente transparente, pode ser de vidro ou de plástico, dentro do qual se coloca glitter, água, cola e tinta. Melhor ainda é deixar a criança escolher a cor do glitter e permitir que ela mesma faça seu próprio pote da calma.

Post com resumo e modificações produzidas pelo Caindo no Brasil da publicação Conheça o “pote da calma”: uma técnica de Montessori para tranquilizar crianças e adultos, da Revista Pazes.