OS BASTIDORES DA CRIAÇÃO DE UM RELATÓRIO DE IMPACTOS QUE CONTA HISTÓRIAS DE TRANSFORMAÇÃO

Em dezembro de 2015, recebemos o convite do Instituto Rodrigo Mendes para apoiar a produção do relatório de impactos do programa Portas abertas para a inclusão: educação física inclusiva. Apoiado pela Fundação FC Barcelona e UNICEF, o programa impactou mais de 50 mil pessoas em 2015.

A iniciativa foi criada em 2012 com a intenção de formar educadores de diversas regiões do Brasil para promover a inclusão escolar de meninas e meninos com deficiência por meio de práticas esportivas seguras e inclusivas. A partir de cursos de formação com profissionais como coordenadores, professores de educação física e professores de atendimento educacional especializado (AEE) em 15 capitais, o programa estimulou a criação de 122 projetos locais que trabalhavam com a temática central.

Quando recebemos esse desafio, quisemos ir além de um relatório de impactos proforma, que apenas relatasse de maneira objetiva os avanços do projeto. Enxergamos naquelas 20 planilhas de Excel com dados sobre cada formação e nas 50 páginas com breves depoimentos dos participantes uma oportunidade única de criarmos uma narrativa mágica que realmente contasse e compartilhasse as mudanças do programa na vida dos beneficiados.

Nesse documento, mais do que avanços numéricos e índices de impacto, conseguimos contar as histórias de transformações de olhares e de atitudes de gestores, professores, familiares e outros atores importantes no trabalho de desenvolvimento desses estudantes, além do avanço dos próprios garotos e garotas beneficiados. "Um dos alunos com diagnóstico de autismo se surpreendeu com as atividades realizadas, comentando-as com a mãe em casa que era muito difícil se colocar no lugar do outro. Esse aluno mostrou compreensão sobre a educação inclusiva e, mesmo em sua situação, colocou-se à disposição para ajudar todas as pessoas”, destacou o relatório.

É possível conferir o documento completo acessando: http://institutorodrigomendes.org.br/portas-abertas/relatorios/relatorio2015/