Organização Montessori do Brasil promove evento que terá como tema a Paz

A construção de uma cultura de paz é um dos pilares da educação montessoriana. Pensando nisso, entre os dias 7 e 9 de setembro, profissionais e estudantes da área da educação vão se reunir para participar da Conferência Internacional Montessori.

Promovido pela Organização Montessori do Brasil (OMB), que reúne 50 escolas de todas as regiões do país, o evento tem como tema Montessori e a Paz: um Percurso de Vida e acontecerá no Rio de Janeiro, no Windsor Guanabara Hotel.

 “Em primeiro lugar, é de paz que o nosso mundo está precisando. Acompanhando o movimento Montessori pelo mundo afora, constatamos que houve, neste ano, um foco na educação para a paz. Então, a escolha do tema tem essa sintonia com as organizações Montessori internacionais, com o objetivo de reforçar a vibração positiva em prol de mudanças nos indivíduos e de um mundo mais harmonioso, onde o respeito ao próximo, a aceitação da diversidade e a ética sejam predominantes”, afirma a presidente da OMB.

Na ocasião, será lançada uma nova edição do livro A descoberta da criança, de Maria Montessori, pela editora Cedet - Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico.

Para marcar os 110 anos da criação do sistema Montessori, o evento contará com a presença do pediatra e neuropsicólogo Steve Hughes, que tem viajado pelo mundo apresentando workshops e palestras sobre a educação Montessori. Contando também com as participações do jornalista e escritor André Trigueiro e da jornalista Lia Diskin, co-fundadora da Associação Palas Athena, em São Paulo.

As manhãs dos dias 7, 8 e 9 de setembro serão ricas, com as apresentações dos palestrantes convidados, além de uma mesa redonda com especialistas que debaterão ‘A formação do professor Montessori’.

As tardes dos dias 7 e 8 serão repletas de atividades, com a realização de diferentes oficinas que vão explorar questões como sensibilidade e concentração, liderança e os princípios básicos Montessori.

Confira a programação completa aqui!

Beatriz CarvalhoComment