O que fazer quando a criança mente? É comum que crianças já com 2 anos comecem a mentir sobre algo que fizeram e sabem que não foi legal. Fazem isso principalmente porque não querem nos decepcionar. Depois, podem criar mentiras para beneficiar outras pessoas ou não machucar aqueles de quem gostam. Como lidar?

O que fazer quando a criança mente?

Adultos também mentem

Pouco a pouco, ensinamos às crianças que a honestidade nem sempre é o melhor caminho: quando você fala que adorou o presente à pessoa quem te deu, e depois comenta na frente da criança que não gostou, você mostra que as mentiras fazem parte da vida – e que, inclusive, às vezes mentir é a melhor opção. Então em vez de exigir que ela não minta NUNCA, observe as suas atitudes. Vai ser mais fácil evitar contradições!

Entenda os sentimentos por trás da mentira

As crianças não querem nos decepcionar, mas continuam querendo o que querem: então desejam que as DUAS coisas sejam verdade! Seu filho quer continuar brincando na hora em que deveria lavar as mãos, mas quer ter lavado as mãos como você pediu. Então tente se colocar no lugar dele e reflita: o que será que ele ganha com essa mentira? Será que tem a sua aprovação? Ou quer mostrar para você que consegue, por isso diz que sabe ler quando ainda não faz isso? Ou quer proteger um amigo que gosta? Entender os sentimentos por trás da mentira vai te ajudar a orientá-lo com mais carinho.

Acolha a criança, mesmo se você não gostou do que ela fez

Em vez de culpá-la, acolha a necessidade por trás da mentira e mostre que, independente da atitude, ela sempre será digna do seu amor. Se você acha que ela está com medo de dizer que quebrou o copo porque você costuma reagir gritando, que tal dizer: “Filho, eu sei que às vezes fico bravo quando isso acontece, porque gosto muito desses copos, mas sei também que você não fez por querer! Então fique tranquilo. Vamos usar aquele que não quebra? Assim evitamos mais acidentes”.

Assegure a criança que ela não vai ter problemas se contar a verdade

A mentira é muito mais comum entre crianças que são punidas, porque elas acabam mentindo para evitar o castigo ou aquela conversa desagradável sobre como deveria se comportar. Então observe como você estabelece limites: se a mentira é a única maneira da criança escapar da nossa raiva, das broncas e dos castigos, ela provavelmente vai narrar uma versão diferente daquela que envolve a responsabilidade dela na história!

Com paciência, logo as crianças desenvolvem a segurança que precisam para dizer a verdade! Para conferir o SOS completo sobre esse tema no CanalBloom, acesse: https://canalbloom.com/sos/meu_filho_mentiu_pra_mim

O CanalBloom é uma plataforma que traz ferramentas para apoiar pais e mães nos desafios da parentalidade, buscando uma infância mais saudável com base em orientações de especialistas e um conhecimento qualificado. Acesse através do: www.canalbloom.com