Imagem da mão de um menino escrevendo o alfabeto em uma folha quadriculada
(Pixabay)

Como trabalhar com alunos em sala de aula que apresentam dificuldades ou transtornos de aprendizagem? Ou ainda, por qual motivo muitos deles apresentam dificuldades em aprender a ler, escrever, calcular ou simplesmente não conseguem aprender? Esses e outros assuntos referentes às dificuldades ou transtornos de aprendizagem serão abordados no minicurso online ‘Dificuldades ou transtornos de aprendizagem: como diferenciar? o que fazer? quais as possibilidades de intervenção?’.

O curso acontecerá no dia 19 de abril, no Claretiano – Centro Universitário. Ele será transmitido ao vivo, gratuitamente, e ficará disponível para a visualização até o dia 25 de abril. Quem desejar certificado de participação deverá fazer a inscrição e pagar a taxa de R$ 20,00. Caso contrário, a atividade é totalmente gratuita.

Dificuldades ou transtornos de aprendizagem

A formação será ministrada pela professora Drª Renata Fantacini, docente do Claretiano. A proposta do minicurso é discutir algumas razões pelas quais um aluno não aprende. “Serão apresentados os principais sinais que diferenciam as dificuldades escolares dos transtornos de aprendizagem. Também serão apresentadas as principais características dos transtornos específicos de aprendizagem e de outras condições que podem afetar o processo de ensino-aprendizagem”, conta a professora. Ela ressalta ainda que durante o minicurso serão explicadas as maneiras de como reconhecer as diferenças entre as dificuldades de aprendizagem e os Transtornos de Aprendizagem (TA). Ela vai mostrar também quais são os principais transtornos, como saber identificá-los e as possíveis intervenções para atendimento e/ou tratamento. Assim, minimizando as barreiras no processo de ensino-aprendizagem.

Por se tratar de uma atividade online, não há requisitos para a participação. O minicurso é direcionado a alunos e pesquisadores das áreas da educação ou saúde e interessados na área, assim como pais e sociedade em geral.

Vale lembrar que o minicurso é uma atividade expositiva, ao vivo, por meio de transmissão. Há a possibilidade de interação através de chat (bate-papo), conduzido por moderadores do Claretiano. Para fazer a inscrição e receber o certificado clique aqui. Para assistir a palestra gratuitamente, clique aqui.