Imagem de Justin sentado na cadeira da escola segurando seu irmão no colo enquanto escreve em seu caderno durante a aula
(Reprodução/Revista Pazes)

Este garoto encantador que segura o irmãozinho caçula na fotografia de capa é Justin. Para não perder aula, ele levou seu irmão mais novo à escola e foi fotografado enquando dividia a sua atenção entre a tarefa e os cuidados com o irmão. A fotografia foi tirada nas Filipinas, publicada pelo SDP Notícias e reproduzida, em português, pelo site O Povo.

Questionado sobre o motivo que o fez levar o irmão para a escola, afirmou: “Eu não quero sair, senhorita. Vou trazer meu irmão neste ano porque minha avó tem de trabalhar na fazenda e ninguém pode cuidar dele.”

A evasão escolar no mundo

A foto foi tirada por sua professora, Ma’am Lei, que se disse admirada da determinação do menino. Justin mora em uma aldeia, em Salvacion, na cidade de Magallanes, em Sorsogon, nas Filipinas. Assim como no Brasil, a evasão escolar é um grande problema em muitos países ao redor do mundo. Por isso, é essencial refletir e buscar soluções para facilitar o acesso, a qualidade do estudo e promover uma educação com mais significado.

Matéria publicada pela Revista Pazes.