Uma ONG que trabalha com comunicação e educação no interior do Ceará, uma escola privada que desenvolve o pensamento crítico de jovens de Salvador, uma escola associativa que trabalha com cidadania na educação infantil e outras diversas histórias reais de pessoas e projetos que estão transformando o Brasil para melhor a partir da educação.

Duas garotas pegando folhas em uma árvore: foto para o livro sobre inovação na educação brasileira
Caio acompanha momento de aprendizagem ao ar-livro na Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo, em Brasília

O jornalista Caio Dib saiu do emprego e da cidade de São Paulo para conhecer as realidades brasileiras e práticas educacionais inspiradoras. “Percebi que ficava mais tempo dentro do escritório do que conhecendo e entendendo quem eram as pessoas que aprendiam e consumiam os produtos e serviços que eu ajudava a criar”, contou. O resultado dessa jornada foram 5 meses e meio de viagem, 17 mil quilômetros andados de ônibus, 58 cidades e muitas histórias e aprendizados para contar.

No livro Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da educação, ele conta sobre escolas, projetos e histórias de pessoas que estão fazendo a diferença na educação brasileira a partir de 13 iniciativas conhecidas por Caio durante a viagem pelo país. “Em cada capítulo, fiz um resgate histórico lendo o máximo de documentos, estudos e publicações daquela prática. Em seguida, conto um pouco minha conversa com o idealizador do projeto e compartilho minhas observações da visita que fiz naquele projeto”, explicou o autor.

É possível adquirir a versão digital ou impressa. Além disso, há a oportunidade de comprar um livro e doar outro para uma instituição de ensino. Clique aqui para conferir.