O IV Seminário do ForTEC – “Tecnologias digitais, redes e educação: perspectivas contemporâneas”  é um evento científico provido pelo Grupo de Pesquisa Formação, Tecnologias, Educação a Distância e Currículo (ForTEC), vinculado à Linha de Pesquisa 4 – Educação, Currículo e Processos Tecnológicos do Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) do Departamento  de Educação I da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), destinado a apresentar à comunidade acadêmica as produções, discussões e estudos sobre os desafios do processo formativo mediado por tecnologias no contexto da sociedade em rede.

O evento possibilita momentos de integração da comunidade acadêmica. Além disso, garante oportunidade de aprendizagem e formação para outros pesquisadores. Isso amplia o alcance dos trabalhos já realizados. Também garante uma rede de comunicação e difusão das ações desenvolvidas em prol da qualificação da educação nacional.

Reunindo pesquisadores de diversas universidades interessados nesse campo de estudos, o Seminário do ForTEC contribui para socializar experiências. A partir disso, refletir propostas educacionais que contemplem a inserção e uso da tecnologias na educação.

Aproximação entre universidade e sociedade

Para além das contribuições acadêmicas, o evento também se propõe a estabelecer um elo com a educação básica, a educação corporativa e outros setores de formação que se dão mediados pelas TIC. Isso possibilita que a Universidade pense junto às outras instituições os caminhos possíveis para a formação para o desenvolvimento ativo.