Imagem de divulgação do desafio criativos na escola.

O Criativos da Escola é um programa do Instituto Alana que encoraja crianças e jovens a transformarem suas realidades. Seu principal objetivo é reconhecê-los como protagonistas de suas próprias histórias de mudança. Há 4 anos o Criativos promove o “Desafio Criativos da Escola”. Essa iniciativa celebra e premia projetos protagonizados por crianças e jovens de todo o país que, apoiados por seus educadores e educadoras, estão transformando suas comunidades. Em 2017, foram selecionados 11 grupos, dentre os 1492 projetos enviados do Brasil inteiro. Desde a primeira edição, em 2015, o Desafio já recebeu quase três mil projetos de todas as regiões brasileiras. Eles já abordaram temas como saúde, meio ambiente, educação, inclusão, tecnologia, políticas públicas, entre outros. 

Inscrições para o Desafio Criativos da Escola 2018

Agora, falta menos de um mês para o fim das inscrições para o Desafio Criativos da Escola 2018. Esta 4ª edição reconhecerá 11 ações que contribuem para a mudança da realidade dos estudantes, dentro e fora das salas de aula. Tanto professores quanto estudantes do Ensino Fundamental ou Médio podem cadastrar seus projetos. Eles podem já estar finalizados ou ainda em andamento e as inscrições porem ser feitas no site do Criativos da Escola até o dia 1º de outubro.

Como parte da premiação, três estudantes e um educador de cada grupo selecionado participarão de atividades que serão realizadas em Fortaleza (CE), na primeira semana de dezembro. Os representantes das ações escolhidas por seu protagonismo e impacto social trocarão experiências e fortalecerão seus projetos. Além disso, receberão prêmios em dinheiro para o projeto e para os professores responsáveis.

Os educadores que tiverem interesse em promover experiências de transformação protagonizadas por seus alunos podem acessar o Material de Apoio. E também o jogo Criativos da Escola – A missão, além de textos, vídeos e reflexões que podem contribuir com sua prática dentro e fora da sala de aula. Clique aqui e veja também as iniciativas premiadas pelo Desafio em 2017. Pelo terceiro ano consecutivo, o Desafio conta com alguns apoios. Entre eles o programa Parceria Votorantim pela Educação, do Instituto Votorantim, nos 105 municípios onde desenvolve suas atividades.