educação inovadoraQuantos projetos educacionais que você conhece “morreram” no último ano? Pensando no desafio de continuidade e sustentabilidade de projetos realizados dentro e fora de sala de aula, o jornalista Caio Dib lançou o Guia de sobrevivência da educação inovadora

Com linguagem divertida, leitura rápida e dicas práticas, o livro é resultado de diversas experiências de Caio dos últimos anos. O autor viajou o Brasil de ônibus por cinco meses e conheceu centenas de práticas inovadoras nos últimos anos pelo Caindo no Brasil. Ele também teve uma experiência como educador de um curso extracurricular em escola de São Paulo. “Essa vivência colaborou muito para que eu compreendesse melhor os desafios para a continuidade de projetos educacionais formais e não-formais”, explica. 

Livro dá dicas práticas para os desafios de continuidade de projetos em educação

educacaoinovadoraCom isso, Caio elencou os dez principais desafios para que essa continuidade aconteça. “Dar aulas no ensino básico e superior ou fazer um projeto em uma ONG ou até mesmo em um projeto educacional já é bastante trabalhoso. Muitas vezes, não conseguimos dar tanta atenção à colaboração, registro e divulgação do projeto, negociação com tomadores de decisão e até mesmo financiamento”, conta. 

Para isso, o jornalista entrevistou professores de sala de aula, educadores informais, profissionais do Terceiro Setor, astrônomos, engenheiros, preparadores vocais e mentais, psicomotristas e outras pessoas que conseguem encontrar soluções criativas para esses desafios. “Nunca imaginei que aprenderia sobre colaboração com um engenheiro aeroespacial ou sobre como cuidar da saúde com um preparador vocal. Também pude conhecer vários professores e educadores que se destacam e fazem a diferença com os recursos que têm”.

É possível conferir todos os tópicos do livro aqui. Confira também alguns dos entrevistados:

Elton Luz – Diretor da EEEP Pentecoste
Charles Floriano – professor estadual
Lucas Fonseca – CEO da Garatéa
Mônica Passarinho – Instituto Toca
Renato Endo – Mental Coach da Deeper.co
Eduardo Pacífico – ONG Gaia+
Maria Eduarda Gomes – professora estadual
Priscila Gonsales – Instituto EducaDigital
Priscila Cruz – Todos pela Educação
Luan Guedes – professor na Noctuam Educação
Claudio Avila Menezes – CEO Industrial LAB
Fátima Vidal Rodrigues – Projeto Autonomia