Mobilização “Escolha Transformar” convoca a sociedade a se unir para reconectar a escola aos sonhos dos estudantes

Um grupo de 100 pessoas, entre professores, diretores de escola, representantes de secretarias de educação, estudantes, acadêmicos, empreendedores, ativistas sociais, jornalistas e simpatizantes da causa da transformação da educação lança a mobilização Escolha Transformar. Com isso, convoca todos aqueles que já atravessaram os portões da escola a contribuir com sua mudança.

transformação da escolaCom atuações e origens diversas, os integrantes da mobilização têm em comum a crença de que a transformação da escola é possível, relevante e urgente. A motivação e os princípios da mudança defendida pelo grupo, que vem se reunindo desde março, são apresentados em uma Carta Aberta da Escola. Nela, a própria instituição se dirige à sociedade e convida estudantes, educadores, familiares e a comunidade a ajudarem nesse processo.

“Quero mudar para fazer sentido para crianças e jovens que já nasceram no século XXI. Quero ver seus olhos brilhando de encantamento, suas mentes fervilhando de ideias e seus corações recheados de esperança com os conhecimentos e as experiências que sou capaz de lhes proporcionar. Meu sonho é me reconectar com os sonhos dos estudantes”, diz a carta que está disponível no site da mobilização.

A transformação proposta pelo texto é profunda e envolve a reinvenção de práticas, espaços, tempos, papéis e relações dentro das instituições educacionais. Para alcançá-la, os ativadores da mobilização acreditam que será necessário um envolvimento amplo da sociedade e que essa agenda precisa ganhar força e deixar de ser percebida como alternativa ou futurista. 

Como participar da mobilização

Interessados em participar da iniciativa podem apoiar a Carta Aberta da Escola e se inscrever pelo site do projeto. Na plataforma escolhatransformar.org.br, constarão os nomes dos apoiadores da carta, os desafios propostos para o grupo e outros materiais que apoiem a transformação da escola.

A primeira tarefa é uma ação online que convida as pessoas a postarem em suas redes sociais um vídeo ou texto respondendo à pergunta: “Por que eu escolhi transformar a escola?”.  A mensagem, que deve ser acompanhada pelas hasgtags #escolhatransformar #escolhitransformar, pode conter uma experiência pessoal de transformação da escola ou um incentivo para que outras pessoas façam o mesmo. Ao final, os participantes devem indicar três pessoas para  responderem ao desafio. O site traz ainda um kit de comunicação, com peças digitais e para serem impressas, que podem ser baixadas e utilizadas livremente por quem defende a transformação da escola.