Imagem de quadro professoras sentadas em uma mesa, realizando uma atividade do curso do Future Kids
(Reprodução/Future Kids)

A Future Kids é uma empresa da América Latina certificada a ministrar os cursos da Kagan Professional Development, sediada nos EUA. Com filiais em diversos países, eles promovem o desenvolvimento profissional docente. Além disso, contribuem com o lifelong learning (aprendizado ao longo da vida) voltado para a diversificação da instrução pedagógica e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em alunos de todas as idades.

Agora, eles estão promovendo dois cursos no Brasil muito interessanes de fundamentação metodológica. Eles são voltados para gestores, coordenadores e docentes. Olha só as formações oferecidas:

Curso 1: Metodologias Ativas e Aprendizagem Cooperativa

O primeiro curso tem como título “Metodologias Ativas e Aprendizagem Cooperativa – A prática na sala de aula”. Ele tem uma duração de 30 horas e conta com 5 módulos, de 6 horas cada um. A formação oferece ferramentas pedagógicas instrucionais para que os professores possam utilizar uma grande variedade de estruturas de aprendizagem. Essas estruturas de aprendizagem permitem que o professor ensine da maneira que o cérebro aprende melhor. Durante a formação, os professores aprenderão estruturas práticas que:

– proporcionam interação em grupos e com a sala toda;

– criam identidade com cada turma e com a escola;

– aumentam o gosto pelos estudos e consequentemente, desenvolvem habilidades socioemocionais.

Muito além do trabalho em grupo, a Aprendizagem Cooperativa é sobre se desenvolver, interagindo com seus pares. Através de atividades desenvolvidas com base na neurociência, os alunos praticam o conteúdo acadêmico enquanto desenvolvem habilidades socioemocionais. Salas de aula se tornam comunidades de apoio, preparadas para enfrentar um mundo colaborativo e que exige grandes resultados.

 Curso 2: A sala de aula do Século XXI

“A sala de aula do Século XXI – Ensinando da maneira que o cérebro aprende melhor!” é uma formação que tem uma duração de  12 horas, com 2 módulos de 6 horas cada. Esse curso vai ensinar da maneira que o cérebro aprende é o melhor benefício que temos sobre os estudos acerca do funcionamento cerebral de bebês, crianças e adoslecentes. Neste curso, os mais recentes estudos são comparados com práticas educacionais tradicionais e contemporâneas, revelando mitos e novas descobertas para a eficácia da docência. Os participantes aprenderão os seis princípios básicos para refletir sobre suas práticas e integrar novas ferramentas pedagógicas na rotina escolar. Serão apresentadas estratégias para instrução diferenciada na sala de aula, desenvolvidas para manter os alunos mais engajados com as atividades propostas pelos professores, motivados a estudar e a colaborar com seus colegas. Todas essas estratégias tem sua aplicadade comprovada pelos estudos  do funcionamento do cérebro. 

Destaques do curso:

– Os estudos sobre o cérebro aplicados para maximizar o potencial de aprendizado;

-Melhor compreensão sobre as áreas cerebrais que envolvem emoção, motivação, memória, atenção e raciocínio;

-Aprensetação das imagens de ressonância cerebral que se ativam na utilização das estratégias corretas na sala de aula;

-Conhecimento sobre os tipos de estímulo que aumentam a compreensão e retenção de conteúdos;

– Maneiras de aplicar os seis prinípios do funcionamento cerebral em todas as aulas.