7 maneiras de fugir do estresse e sobreviver ao fim do semestre

O fim de semestre é um período desgastante tanto para os alunos quanto para os professores. Mas existem formas de amenizar essa ansiedade e viver de maneira mais feliz e produtiva e nós selecionamos algumas dicas para você se acalmar e passar por tudo isso.

1. O tempo é curto, mas não deixe de reservar horas para dormir bem

Pode parecer óbvio, mas não é. Isso porque, nessa época, acabamos realizando atividades atrasadas no nosso período de sono. Mas, essa prática pode nos deixar menos produtivos e mais ansiosos, por isso, é muito importante manter uma rotina regrada para dormir em média 8 horas por dia.

O neurocientista Sidarta Ribeiro reforça a importância do sono na matéria Dormir é necessário para lembrar o importante e esquecer o inútil.

2. Falando em neurociência, conheça a playlist criada por especialistas capaz de diminuir a ansiedade

Na escolha das músicas, cientistas analisaram um grupo de voluntários enquanto eles realizavam tarefas de lógica o mais rápido possível. Saiba mais aqui.

3. No horário de trabalho e estudo, fuja das redes sociais e outras distrações

Sabemos que é difícil, mas às vezes é importante se desligar do mundo virtual e se dedicar apenas às responsabilidades. Se isso for muito difícil para você, estabeleça pequenas premiações para cada tarefa cumprida, se presenteando, por exemplo, com 10 minutos de redes sociais para cada duas horas trabalhadas.  

4. Utilize a tecnologia a seu favor e baixe aplicativos para te ajudar a estudar

A tecnologia desempenha uma função essencial em nosso cotidiano. Então, por que não usar os nossos smartphones a favor do aprendizado? Existem milhares de aplicativos gratuitos disponíveis para IOS e GooglePlay que podem facilitar suas tarefas no trabalho e nos estudos. A revista Exame selecionou 10 apps para organizar o tempo e a vida no trabalho.

5. Vença a procrastinação!

O conteúdo e os trabalhos precisarão ser feitos alguma hora, então, por que não agora? Coloque sempre suas responsabilidades na frente das outras coisas que tem para fazer e se foque no que ainda há para resolver. Lembre-se que quanto menos menos procrastinar, mais tempo terá para descansar ou realizar o que quiser depois. Uma dica para se concentrar é praticar as técnicas e mindfulness.

6. Use uma agenda ou algum método para organizar as suas tarefas

Para ser produtivo, é essencial ter organização e planejamento, por isso, não se esqueça de anotar suas tarefas em um local de fácil acesso, de modo que você consiga ter o controle sob o seu dia! Uma dica que pode ser útil na hora de colocar tudo no papel, é utilizar folhas coloridas ou post-its para marcar os trabalhos mais importantes. No Caindo no Brasil, usamos o Trello :)

7. Tenha um ambiente de estudos organizado

Organizar o seu cantinho é fundamental! Procure um local da casa ou do escritório que tenha silêncio e o mantenha sempre organizado. Para manter seus pensamentos em ordem e o foco no trabalho, é ideal ter uma rotina regrada em um ambiente em ordem.

8. Selecione um momento para cuidar de você

Depois de tanto trabalho e esforço, você merece um momento só para você. Faça algo que goste, saia para dançar, caminhe no parque, medite, não há regras, faça o que der vontade e não se coloque limites. É importante dedicar um tempo para ser você integralmente, ter aquele momentinho de felicidade, para esquecer dos problemas e do amontoado de responsabilidades. Aproveite!