Matéria publicada pelo Catraquinha

Democracia é um tema muito importante no contexto atual e pode ser levada para o dia a dia da educação. É o que mostra a experiência da escola municipal de Guarulhos (SP) Manuel Bandeira, relatada pelo portal Porvir.

A escola envolve os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental 1 na gestão democrática. Os estudantes participam de definições de investimentos financeiros, recreio, refeições e como conduzir a indisciplina. Essa mudança se deu a partir de 2013. Nesse ano, uma nova diretoria aproveitou a sistematização do Projeto Político-Pedagógico da rede municipal. Ela também se inspirou no Projeto Âncora, de Cotia (SP), iniciativa inspirada na Escola da Ponte.

Aos poucos, as crianças passaram a fazer parte das decisões. Hoje, a partir da gestão democrática, os alunos têm autonomia para se organizar por meio de um conselho composto por representantes da classe. Esse conselho avalia propostas discutidas em rodas de conversa, depois levadas a assembleias para serem votadas.

Conheça a iniciativa de perto

O Porvir acompanhou o funcionamento da escola, incluindo a construção coletiva que leva à escolha dos conteúdos a serem aprendidos em classe. Veja na íntegra aqui. E assista ao vídeo abaixo, um dos documentários da série Janelas de Inovação, da Fundação Telefônica com o Canal Futura, realizado por Caroline Monteiro e Abacateiro Filmes, que relata a experiência: