Fotografia de Ana e Gabriela, da Alfa Consultoria, lado a lado sorrindo.
Ana e Gabriela, da Alfa Consultoria (Reprodução/Bahia Notícias)

Falta muito pouco tempo para as eleições. E, neste cenário, as redes sociais estão cheias de discussões sobre quem é o melhor político e o que se espera dos candidatos eleitos. No entanto, ainda há pouco conhecimento sobre os cargos políticos e suas obrigações. Para desenvolver a conscientização política de jovens, a Alfa Consultoria Júnior teve uma ideia muito interessante. Eles são uma empresa júnior formada por estudantes da Faculdade Baiana de Direito que buscam oferecer soluções jurídicas. Seu projeto busca ajudar soteropolitanos e adolescentes em todo o país a escolherem melhor seus candidatos e entenderem como funcionam os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

A ideia surgiu dentro da própria Alfa. Essa empresa não busca só oferecer consultoria jurídica mais barata, mas também gerar impacto positivo na sociedade investindo em criatividade. Foi assim que o “Future!” foi criado. A presidente da empresa, Gabriela Aires, e a gerente de relacionamento jovem, Ana Beatriz Oliveira, deram uma entrevista para o Bahia Notícias. Na conversa, elas explicaram como surgiu a vontade de discutir sobre política.

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Como funciona?

Os passos são simples. Primeiro, uma equipe leva até as classes um jogo de aproximadamente 3 horas. Assim, cada classe pode aprender sobre política de forma mais lúdica. Depois, os alunos passam por aulas que discutem as obrigações de cada poder e como funcionam as votações. Eles abordam também como não acreditar em fake news e até plataformas que podem ajudar a identificar quais candidatos têm ideais mais próximos dos seus.

“Entendemos que é bacana levar essas informações de forma lúdica e que se assemelhe mais à realidade desses alunos. Se você falar: ‘pesquise um candidato’. Eles não vão querer. Agora, se disser que tem uma plataforma que faz um quiz para você saber qual é o melhor candidato, gera mais interesse. Então nós queremos trazer sempre coisas novas, para ir adaptando o projeto da melhor forma”, detalhou.

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A aplicação do projeto

Segundo a presidente da Alfa, o ideal é aplicar a iniciativa entre alunos do 2º ano do Ensino Médio. “Quando você está no primeiro ano, muitas vezes não tem a maturidade suficiente para discutir certos temas. Então, poderia não ser tão bem aproveitado. O terceiro ano é mais voltado para o vestibular, as pessoas estão focadas em outras coisas. Mas se você tem uma base, desde o segundo ano, de uma percepção política, de forma suprapartidária, você consegue ter um senso crítico para você levar essas informações para nossa compreensão dentro e fora da escola”, explicou.

Neste momento, a Alfa tem buscado parcerias com escolas de Salvador e Região Metropolitana e, para cada instituição particular que aceitar investir no projeto, uma pública será beneficiada de forma gratuita. E a intenção dos criadores é levar a proposta também para o resto do país. Eles inscreveram o “Future!” no “Desafio Todos Juntos Pela Educação”, que é proposto pela Cia de Talentos e pela Brasil Júnior [confederação de empresas juniores] e terá prêmios de até R$ 25 mil, além de suporte para desenvolver a iniciativa e ampliar seu impacto. “Os melhores projetos vão ser encaminhados para o Ministério da Educação, com possibilidade de se tornar política pública”, aponta Gabriela. O resultado do prêmio será divulgado no dia 7 de novembro.

 

Post com resumo e modificações produzidas pelo Caindo no Brasil da publicação “Empresa júnior baiana cria projeto para desenvolver conscientização política em escolas“, da repórter Rebeca Menezes para o site Bahia Notícias. Leia a matéria original e na íntegra clicando no link.