Como explicar sobre eleições para crianças e jovens? Em ano de eleições e no meio de uma onda de fake news, o JOCA – um jornal criado e voltado para crianças e jovens- criou o Manual das Eleições do Joca. O material pretende ajudar esse público a entender a importância do processo democrático e também é instrumento para famílias e educadores abordarem os temas com esse público. Acesse o manual gratuitamente aqui.

“Nossa intenção é contribuir com o debate efetivo, imparcial e esclarecedor na sala de aula, formando crianças e jovens mais conscientes e engajados”, reforça a publicação. 

No manual:

Crianças e jovens aprenderão sobre a origem das eleições no mundo e o funcionamento do sistema no Brasil, além de aprender sobre como exercer seu papel de cidadãos durante e depois das eleições.

Pais e responsáveis encontrarão sugestões de como abordar o tema em casa, desmistificando situações confusas e aproximando-se dos jovens na discussão sobre o que acontece no Brasil.

Educadores poderão usar a ferramenta para trabalhar eleições e temas relacionados à política na sala de aula e propor as atividades sugeridas.

eleições para crianças