O Centro de Referências em Educação Integral, em parceria com diversas organizações, lançou a plataforma Educação Integral Na Prática. O projeto tem o objetivo de apoiar gestores públicos na implementação de Políticas de Educação Integral. plataforma reúne conceitos, vídeos explicativos e instrumentos para download, organizados em sete etapas. Elas envolvem desde a formação dos diferentes segmentos envolvidos com a proposta à construção da matriz curricular e análise orçamentária.

 

O Centro de Referências entrevistou Natacha Costa, uma das realizadoras da plataforma. “Nós buscamos reunir a experiência dos municípios. Assim, nós as traduzimos em instrumentos que possam ser aplicados e customizados a partir das diferentes necessidades e contextos. Há uma trajetória importante do país e é necessário reconhecê-la para podermos seguir juntos na garantia do direito à educação para todas as crianças e adolescentes”, explicou.

A plataforma oferece ainda estes materiais em três modalidades possíveis. Elas são: educação integral em jornada regular, educação integral com ampliação da jornada, sem parcerias e educação integral com ampliação da jornada e em parcerias. É importante ressaltar que a implementação da proposta pedagógica da educação integral está além da discussão do tempo. Ela envolve o repensar da proposta pedagógica e da forma de relação entre as escolas e a Secretaria. Confira a apresentação oficial da iniciativa:

Post com resumo e adaptações produzidas pelo Caindo no Brasil da publicação “Centro de Referências lança Educação Integral Na Prática”, da repórter Júlia Dietrich para o Centro de Referências em Educação Integral.