Educação de Alma BrasileiraApresentado no 3º Seminário Internacional de Educação Integral, o livro Educação de Alma Brasileira levanta a questão: como seria a educação se fosse pensada a partir de nosso povo, nossa cultura e nossa história?”

O livro explora momentos e experiências educacionais brasileiras. A partir de uma releitura sobre a alma de nosso povo, o livro oferece uma perspectiva histórica e sociológica para apoiar discussões e indicar caminhos. A obra aborda de Paulo Freire a Anália Franco. Da educação quilombola aos CEUs. Do modelo educacional não escolar dos povos originários aos atuais desafios de qualidade.

Os educadores e projetos educacionais apresentados no livro reconhecem essa força da alma brasileira. Eles rompem com uma educação estruturalmente instrucional para construir outras iniciativas. Elas têm em comum seu comprometimento com o reconhecimento das multiplicidades e diferenças entre nós.

Uma obra colaborativa

O livro é colaborativo e foi escrito por diversas pessoas que se inspiram na educação brasileira para mudar esse cenário. São profissionais como Helena Singer e o fundador do Caindo no Brasil, Caio Dib. A obra foi iniciativa da Vekante Educação e Cultura. O projeto teve apoio da Fundação SM, Instituto C&A e Itaú Social e em parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz O livro já está disponível para download gratuito. O lançamento oficial será em fevereiro de 2018.