Imagem de uma sala de aula infantil, com a professora na frente da sala e cerca de 13 alunos sentados em carteiras e divididos em grupos
(Reprodução/Nova Escola)

“Hoje o desafio do Brasil está menos no acesso à escola. A maior preocupação é melhorar em qualidade”, diz Rossieli Soares, enquanto era secretário de Educação Básica do MEC durante a divulgação dos dados do Censo Escolar 2017.

Um dos maiores desafios é a formação de professores. De acordo com o Censo Escolar, apenas 78,4% dos profissionais possuem formação específica de nível superior, em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Destes, 4,2% não possuem licenciatura, apenas bacharelado.

A Nova Escola entrevistou Ernesto Martins Faria, diretor-executivo do Portal Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede). Para ele, é pouco razoável imaginar que em 10 anos o Brasil conseguirá garantir formação adequada em todas as áreas. “Embora seja um aspecto básico que deveria ser garantido, existem questões estruturantes de desafio. Como poucos professores formados em Exatas”, avaliou. Ernesto também explicou que não se trata apenas do quantitativo geral. Mas também de distribuição de formação no Brasil – que é mais grave em determinadas regiões do país.

As medidas anunciadas pelo MEC

Em outubro do ano passado, o ministério anunciou a Política Nacional de Formação de Professores. Entre as ações previstas pela medida estão:

– Residência pedagógica (80 mil vagas estão previstas a partir de 2018 pelo programa);

– Ampliação de cursos de mestrado profissionalizante e cursos de especialização, abrangendo todas as áreas e componentes curriculares da BNCC;

– Flexibilização das regras para bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o preenchimento de vagas ociosas;

– Criação da Base Nacional de Formação Docente para nortear o currículo de formação de professores;

– Reserva de 75% das vagas da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para a formação de professores que estejam cursando seu primeiro ou segundo curso de licenciatura.

As disciplinas mais afetadas pela formação

Nos anos finais do Fundamental, 85,3% dos docentes possuem superior completo, sendo 82% com licenciatura. No Ensino Médio, o índice sobe para 93,5% – mas apenas 86,8% são licenciados. Veja nos gráficos abaixo, produzidos pela Nova Escola, como essa divisão acontece por disciplina em cada etapa:

Gráfico Educação Básica

Gráfico 2 Educação Básica

Esse post é um resumo com alterações do Caindo no Brasil de matéria publicada pela repórter Laís Semis para o portal Nova Escola, com o título “Educação Básica: 21,6% dos professores não possuem superior completo”. Clique no link para conferir a matéria original e completa.