EDITAIS E PRÊMIOS: UM EMPURRÃO PARA TIRAR O PROJETO DO PAPEL

Idealizar um projeto de educação já não é uma tarefa fácil. Quando chega a hora de arrecadar recursos para fazer o projeto acontecer, parece ainda mais difícil. A boa notícia é: são muitas as fundações e orgãos públicos que organizam editais e prêmios com objetivo de conhecer e investir em novas ideias. Selecionamos alguns - que estão em andamento ou já foram finalizados - para te inspirar a "desengavetar" seu projeto e fazer acontecer.

Artemísia Lab Primeira Infância

O programa busca startups com soluções inovadoras voltadas aos desafios da Primeira Infância e que tenham impacto na população de baixa renda. Serão selecionados 25 negócios - de empreendedores em estágio inicial com protótipo desenvolvido - para um processo de pré-aceleração. Corre que as inscrições terminam hoje! Saiba mais aqui.

Desafio Criativos na Escola

Um desafio que premia projetos de crianças e jovens que, com ajuda de seus educadores, transformam escolas por todo o Brasil. Os 10 projetos vencedores ganharão uma viagem surpresa e prêmios em dinheiro para a escola e os educadores. As inscrições vão até 15 de outubro de 2016. Saiba mais e se inscreva aqui.

Educação em Direito à Memória e à Verdade nas escolas

Esse edital da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania irá premiar iniciativas realizadas na Rede Municipal de Ensino que sejam voltadas à promoção do conhecimento, do debate e da reflexão sobre a ditadura vigente no Brasil de 1964 a 1985 e suas implicações até os dias atuais. Podem ser inscritos projetos de gestores, educadores e estudantes/ grupos de estudantes. Saiba mais e se inscreva, até 12 de agosto de 2016, aqui.

Não sabe por onde começar?

Uma dica é dar uma olhada em projetos que foram aprovados em editais. O Edital Redes e Ruas, por exemplo, acaba de divulgar o resultado de segunda edição. Seu objetivo é fortalecer o direito à cidade, a inclusão digital, a cidadania e a ocupação do espaço público pela cultura. Neste ano, foram selecionados 47 projetos nas áreas de Cultura Digital, Inclusão e Cidadania.

Um deles foi o Conectando Escolas e FabLabs, uma parceria da Associação Cidade Escola Aprendiz com o Instituto Catalizador. Esse projeto quer aproximar as escolas da rede municipal de educação de São Paulo aos Laboratórios de Fabricação Digital (FAB LAB LIVRE SP) que estão sendo implantados na cidade, revelando seu potencial educativo para o território urbano. Saiba mais e acompanhe as novidades do projeto pela página do Facebook da associação.

por Sabrina Coutinho