Selo com o título "Dicas para motivar alunos em sala de aula", com quatro sugestões para educadores

Manter alunos atentos e motivados em sala de aula não é uma tarefa fácil. Muitas vezes, o professor compete sua atenção com os celulares, histórias interessantes de amigos de sala, entre outros fatores que dispersam olhares atentos. A especialista em Educação para Nativos Digitais do Instituto Brasileiro de Formação de Educadores – IBFE, Escola de Educação da Unità Faculdade, Carolina Defilippi, explica que os alunos podem ter metas de aprendizagem ou simplesmente metas de rendimento. “A motivação para a geração digital depende de autonomia, excelência e propósito. Discutir estratégias para que educadores proporcionem mais atividades com satisfação intrínseca à própria atividade e tenham menos necessidade de dar compensações extrínsecas no processo de ensino-aprendizagem é uma forma de motivar seus alunos”, afirma.

Dessa forma, para que um estudante se interesse pela aula, aprenda com prazer e tenha comportamentos adequados em sala, motivação é essencial. Confira quatro práticas que são fundamentais no papel do professor para que isso ocorra:

Construa relações de confiança e suporte em sala de aula

Se o aluno sabe que o professor está ali para apoiá-lo e não apenas para julgá-lo, o aprendizado se torna um processo mais tranquilo. O professor pode e deve conversar individualmente com o aluno sempre que necessário.

Aplique tarefas em que o aluno possa se sair bem

Quando o aluno experimenta o sucesso, ganha autoconfiança para continuar a buscar o conhecimento. Se ele só tem fracassos em seus projetos, provavelmente desistir será uma de suas opções.

Procure relacionar as tarefas com a rotina do aluno

Quanto mais ele vir a aplicação daquele conteúdo na prática, mais relevante aquilo será e mais motivado ficará para aprender.

Deixe-o participar

Deixe o aluno criar com você a experiência do aprendizado. Quanto mais protagonista no processo ele for, mais motivado estará. Pedir para o aluno trazer de casa uma pesquisa sobre o assunto que será tratado em aula pode gerar motivação. Ou também perguntar de tempos em tempos qual é o assunto que desperta interesse entre eles. Por exemplo, imagine a satisfação do aluno se ele puder falar de vídeo game e o professor relacionar ao conteúdo?