Durante todo o mês de agosto, o Instituto Brasileiro de Formação de Educadores (IBFE) promoverá uma agenda de minicursos voltados para professores da cidade de São Paulo e região. Gratuitas, as capacitações tem duração de no máximo uma hora e meia e acontecem no Jardim Paulista. 

Na quarta-feira, 1º de agosto, o tema “Aprendizagem Ativa: como as metodologias ativas ajudam em sala de aula” será abordado pelo especialista em Docência no Ensino Superior, Alexandre Rezende. Ele vai explicar como o uso das metodologias ativas em sala de aula é uma nova e interessante abordagem e/ou ferramenta que deve ser pensada e aplicada no dia a dia escolar.

Max Franco trata, no dia 6 de agosto (segunda-feira), sobre “A Jornada do Aprendiz”, comentando todo o processo de ensino-aprendizagem da jornada do aprendiz.

No dia 7 de agosto (terça-feira), o professor João Rilton ministra “Neurociência e Comunicação Emocional (Ingredientes para a nova educação)”. Ele destacará como simples mudanças de hábitos cotidianos pode levar a ter maior controle sobre as emoções. Neurociência, Programação Neurolinguística e Psicologia Analítica são temas principais dessa palestra.

Na segunda-feira, 13 de agosto, a especialista Maibí Mascarenhas fala sobre “Currículo e educação inclusiva: oficina de adaptação curricular”. Abordará o tema através da aplicação do conceito Maker em educação. A oficina apresentará diretrizes importantes para a adaptação curricular em Educação Inclusiva. Os participantes trabalharão sobre casos reais.

João Rilton explica, no dia 14 de agosto, terça-feira, sobre “Música, Psicopedagogia e Movimento (Pontes para a Inclusão)”, levantando como a música pode auxiliar processos de desenvolvimento motor, psicológico e cognitivo.

Na quarta-feira, 15 de agosto, o especialista Rodrigo Pires de Morais trata sobre “Novas abordagens da Gestão Escolar: Uma nova perspectiva sobre a gestão de escolas”. Ele apontará as novas gerações de alunos, professores e colaboradores sob a óptica da gestão; as novas relações estabelecidas entre família e escola; e como a gestão das escolas deve ser abordada.

No penúltimo evento, 21 de agosto (terça-feira), a especialista Debora Corigliano aborda “A formação do educador na Educação Infantil”, explicando como a Educação Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional.

Por fim, no dia 22 de agosto (quarta-feira), o tema “O papel do professor alfabetizador” será ministrado pela professora Kelly Szabo. 

Inscreva-se

Os eventos são gratuitos e oferecem certificado de horas. Interessados podem realizar as inscrições em http://www.ibfeduca.com.br/sp1/agenda.