Imagem com uma vista de cima de 5 crianças plantando uma árvore

O educador José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte e a Escola Projeto Âncora lançaram o curso online Fazer a Ponte no Brasil. A iniciativa defende a possibilidade de um Ensino Médio sem aulas convencionais e provas.

Voltado para educadores, estudantes e demais interessados, o curso tem por objetivo apresentar compartilhará em profundidade a experiências de ambas escolas. Além disso, ele pretende fornecer subsídios suficientes para que qualquer educador possa aplicar as metodologias e inovações em suas escolas.

Esta edição terá foco no Ensino Médio e durará 30 horas, distribuídas entre 5 e 23 de março. O participante tem autonomia para escolher os melhores horários para acessar os conteúdos, não havendo atividades com hora marcada.

As inscrições são online e as escolas e secretarias de educação que inscreverem grupos de educadores têm condições especiais, bem como os beneficiários do programa Bolsa Família, que recebem desconto integral.

Como o Fazer a Ponte acontecerá

A primeira semana do curso oferece uma imersão na metodologia da Escola da Ponte. Nessa etapa, eles mostram como a experimentação e inovação educacional inspiradas por ela têm se disseminado no Brasil. Na semana seguinte, o professor José Pacheco e a equipe de educadores do Projeto Âncora dialogam diretamente com os participantes sobre o trabalho que realizam. Será uma espécie de entrevista coletiva.

Por fim, as duas últimas etapas do curso se concentram em oferecer aos participantes a oportunidade de interagir com as ideias apresentadas e discutir como aplicá-las em suas escolas. Todo o processo é coordenado e orientado pelo professor Wilson Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional.

Esse post é um resumo com alterações do Caindo no Brasil de matéria publicada pelo Centro de Referências em Educação Integral, com o título “Curso sobre metodologia da Escola da Ponte abre inscrições”. Clique no link para conferir a matéria original e completa.