Imagem de fundo amarelo com uma foto de Tonia, sorrindo, e o texto "ompetências Socioemocionais para Educadores com Tonia Casarin".

A Tonia Casarin é uma grande parceira no mundo da educação. Ela é educadora e empreendedora em Educação, e seu foco é o desenvolvimento das competências socioemocionais. Na sua jornada, ao entrar em contato com diversos educadores, há sempre o questionamento: o que seriam as competências socioemocionais? E como elas poderiam ajudar na sala de aula?

LEIA MAIS: Educação mais humana: o que são competências socioemocionais?

Ela explica: “Imagine um mundo em que todos tivessem habilidade de se colocar no lugar do outro. Em que as pessoas pudessem lidar com as situações que provocam as emoções mais extremas. Um lugar onde todos conheçam a si mesmos, suas limitações e seus pontos fortes, que saibam lidar com as diferenças e que entendam e saibam se adaptar ao contexto onde estão inseridos. Um mundo no qual as pessoas tenham iniciativa, confiem umas nas outras e que queiram ter sucesso. Provavelmente, todos gostariam de viver em um lugar assim, apesar de muitas vezes essa realidade parecer tão distante.”

Competências socioemocionais

As competências socioemocionais incluem a capacidade de cada um lidar com suas próprias emoções. Além disso, servem para desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, de ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas. Elas são utilizadas no nosso dia-a-dia de forma sistemática e integram todo o processo de formação de uma pessoa como um ser integral: indivíduo, profissional e cidadão.

Mas, e se essas competências pudessem ser ensinadas de forma sistemática na escola para as nossas crianças?

Pesquisas apontam que a aprendizagem socioemocional tem grandes impactos. Ela melhora os resultados acadêmicos; reduz conflitos e ajuda os alunos a desenvolverem o autocontrole; melhora as relações entre a escola e a comunidade; mantém o controle dentro da sala de aula; e ajuda os jovens a serem mais saudáveis e bem-sucedidos tanto na escola quanto na vida.

Pensando em ajudar os educadores a entenderem mais sobre esse tema e suas tendências de ensino e aprendizagem, Tonia desenvolveu o curso online “Competências Socioemocionais para Educadores”. Afina, é muito importante preparar os alunos para o século XXI. Nele, são abordados temas como a importância das competências socioemocionais, sobre como a BNCC  aborda esse tema e como desenvolver essas competências no dia a dia da sala de aula. O objetivo é fazer com que os educadores se aprofundem nesse tema e desenvolvam de forma integral seus alunos.

Que crianças você quer deixar para o mundo? Clique aqui e inscreva-se no curso!