COMO O FINANCIAMENTO COLETIVO PODE AJUDAR A EDUCAÇÃO INTEGRAL BRASILEIRA

A SomosProfessores.org, fundada no final de 2014, é um portal de financiamento coletivo para professores da rede pública de Pernambuco e uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos. Quando iniciamos as operações, não imaginávamos que nossos principais parceiros estariam nas escolas em tempo integral.

A educação em tempo integral está no centro do debate educacional brasileiro. Na imprensa, articulistas têm enfatizado seu potencial como instrumento para igualar oportunidades entre jovens de diferentes níveis socioeconômicos. Enquanto isso, formuladores de políticas públicas, incentivados por resultados promissores e pela boa repercussão que a criação de vagas nessa modalidade gera, correm contra o tempo para expandir sua oferta de matrículas em tempo integral.

Mas o que é a educação em tempo integral?

Para não me estender muito, vou considerar aqui apenas dois elementos sobre o tema, presentes no Plano Nacional da Educação: a permanência de estudantes na escola por tempo igual ou superior a 7 horas diárias e a jornada de professores em uma única escola. Os dois são igualmente fundamentais: com mais tempo na escola, os estudantes têm mais oportunidades para aprender, tanto com a equipe pedagógica quanto uns com os outros, dentro e fora da sala de aula. Os professores, por sua vez, ao atuarem em uma única escola, podem trabalhar mais efetivamente em equipe, sob a orientação do coordenador pedagógico, integrando as disciplinas e promovendo eventos e projetos que envolvam toda a escola.

Conversando com professores de escolas em tempo integral, ficam evidentes as limitações orçamentárias que impedem o desenvolvimento de projetos com potencial transformador. Apesar da criatividade de diretores e professores em realizar o máximo possível com os recursos disponíveis, nem sempre a verba é suficiente. Se por um lado é inegável que as circunstâncias demandam um amplo debate sobre a importância do investimento na educação pública, por outro lado, por que não usar as ferramentas à nossa disposição, como as mídias sociais e os sistemas de pagamento online, para ajudar esses educadores tão resilientes e criativos a realizarem, ou aprimorarem, suas melhores ideias?

Uma plataforma para conectar projetos com o apoio da comunidade

Ao longo dos últimos 3 semestres estivemos juntos de vários professores, coordenadores pedagógicos e diretores que acreditaram no nosso trabalho e colocaram um total de 17 projetos no ar, beneficiando direta ou indiretamente mais de 3 mil alunos e alunas da rede pública com projetos de incentivo à leitura, expressão artística e sustentabilidade, para citar apenas alguns exemplos. Foram cerca de R$20.000 arrecadados por meio de doações de pessoas físicas, que ficam sabendo dos projetos pelo boca-a-boca positivo que deixou claro para nós que existe interesse da sociedade civil em contribuir com projetos sérios e transparentes em educação. Para todos os projetos financiados, nossa equipe se encarregou pessoalmente de comprar e entregar os materiais nas escolas, deixando aos professores apenas o trabalho de executar o projeto como prometido e enviar registros aos doadores.

Alguns dos projetos já financiados na plataforma

Alguns dos projetos já financiados na plataforma

Nossa proposta, por enquanto, é limitada ao estado de Pernambuco, pois acreditamos que assim asseguramos maior transparência no uso dos recursos arrecadados, um maior engajamento com professores e doadores, e a certeza de que o impacto positivo dos projetos sobre os alunos estará sempre em primeiro lugar. Convidamos você, apaixonado por educação ou entusiasta por empreendedorismo social, a visitar nosso site: www.somosprofessores.org. Navegue por lá para conhecer o trabalho de alguns dos professores mais carismáticos e criativos de Pernambuco. Seja você um curioso, doador ou parceiro, será sempre bem-vindo!

* Texto por Pedro Dantas, presidente da SomosProfessores.org