O CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária divulga seleção de profissional para o cargo de diretor de pesquisa e avaliação, para atuar a partir de 2019. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail anapaula@cenpec.org.br até 04/01/2019 (sexta-feira). Aqueles que forem pré-selecionados serão chamados para uma entrevista com uma comissão avaliadora. Confira os dados do edital.

Competências

  • Ampla experiência em pesquisa, preferencialmente nos campos da Sociologia da Educação e Políticas Públicas Educacionais;
  • Desejável experiência: assessoria, avaliação, pesquisa no campo da Educação Básica,  preferencialmente em sistema público de ensino;
  • Desejável conhecimento e familiaridade com as políticas públicas de Educação mais importantes e estruturantes dos últimos anos;
  • Conhecimento sólido da realidade da Educação Básica Brasileira;
  • Desejável fluência em inglês;
  • Conhecimento sólido de metodologias qualitativas e quantitativas de pesquisa;
  • Experiência em avaliação de programas e/ou políticas públicas;
  • Experiência em processos modernos de gestão. Capacidade de liderança para conduzir um processo coletivo de gestão (tomada de decisão, execução e avaliação);
  • Alinhamento aos valores institucionais do CENPEC;
  • Visão estratégica (leitura de cenário e articulação);
  • Capacidade de se articular e manter boa interlocução com diferentes atores de diversos setores;
  • Capacidade para trabalhar em equipe;
  • Capacidade de coordenar diversos projetos de temáticas variadas, garantindo cumprimento de prazos e qualidade;
  • Disponibilidade para dedicação exclusiva.

Responsabilidades

  • Captar recursos para a realização de pesquisas e avaliações;
  • Coordenar projetos de pesquisas e avaliações;
  • Produzir artigos científicos;
  • Comunicar os resultados das pesquisas desenvolvidas em diferentes produtos, acadêmicos e não acadêmicos;
  • Participar da gestão institucional do CENPEC;
  • Representar o CENPEC institucionalmente em diferentes fóruns, acadêmicos e não acadêmicos;
  • Estruturar a área de Avaliação de Programas, Projetos e Políticas Públicas no CENPEC.

Resultados esperados

  • Fortalecer o CENPEC como produtor de pesquisas para influenciar políticas públicas para redução das desigualdades escolares/sociais;
  • Implementar metodologia de avaliação de projetos, programas e políticas públicas, com o objetivo de mensurar os resultados esperados;
  • Manter e aprimorar padrão de qualidade das pesquisas e avaliações;
  • Fortalecer a imagem do CENPEC no âmbito da produção do conhecimento por meio de pesquisas e avaliações de programas, projetos e políticas públicas ;
  • Articular com as áreas de tecnologias educacionais e comunicação, a elaboração de pesquisas e avaliações de forma a potencializar resultados na redução das desigualdades escolares/sociais ;
  • Garantir equipe qualificada, integrada e um bom clima organizacional.