Plataformas digitais e o Ensino a Distância são grandes ferramentas de aprendizagem. Além disso, são uma boa maneira de fugir das aulas tradicionais. Pensando nisso e unindo o conceito de Gamificação, a PUC Minas Virtual elaborou uma disciplina de mídias sociais  inspirada na série de TV norteamericana Game of Thrones. A matéria é para o curso de Pós-graduação em Marketing Digital, Negócios e Estratégias. O “Game of Content – Comunicação e Conteúdo nas Mídias Sociais” foi criado a partir dos recursos do ambiente virtual de aprendizagem Canvas, da Instructure.

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Imagem da página inicial do Jogo do Canvas sobre a série Game Of Thrones
(Divulgação)

A disciplina

A disciplina usa a dinâmica de jogos para deixar o conteúdo mais interativo. Seu objetivo é aumentar o engajamento, aprimorar o aprendizado e despertar curiosidades. Além disso, eles buscam motivar o usuário a vencer etapas e obstáculos para obter recompensas e compartilhar resultados. O resultado de jogar o “Game of Content” inspirado na famosa série mostrou resultados muito positivos entre os estudantes.

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A disciplina simula de forma interativa um mapa inspirado na série. As unidades de ensino (módulos) representam as “casas” de cada família vista na série. Já as atividades são como batalhas a serem conquistadas. Os alunos também recebem medalhas através do aplicativo Badgr, que pode ser anexado pelo Canvas de forma gratuita. Os estudantes recebem um feedback customizado pelo professor através da ferramenta “Caminhos de Domínio”. Esse recurso próprio da plataforma permite que sejam aplicadas diferentes trilhas de aprendizado, em forma de testes ou quizzes de acordo com a nota do aluno. No caso desta disciplina, a ferramenta foi utilizada para criar diferentes desfechos da história e feedback das batalhas.