Selo na cor verde-água com 5 dicas de Brincadeiras Sensoriais para crianças.

Brincar é muito importante para o desenvolvimento infantil. Pensando nisso, o Portal Lunetas selecionou uma super lista com dicas de brincadeiras para crianças a partir dos dois anos. Essas sugestões foram reunidas por um dos parceiros do site, o Massacuca. Esse é um projeto onde duas mães compartilham suas descobertas. Elas acreditam na riqueza de um brincar simples e que também seja capaz de oferecer um imenso aprendizado. Essas brincadeiras sensoriais são atividades lúdicas onde a criança, além de se divertir, também estimula diferentes sentidos. 

O Massacuca separou 10 dicas de brincadeiras. Nós destacamos cinco delas, olha só:

1. Cortina sensorial

Montagem de duas fotografias. Na primeira, há um menino mexendo nas fitas penduradas. Nas pontas das fitas estão penduradas as garrafas PET. Na segunda foto está um garoto segurando uma dessas garrafas penduradas.
(Reprodução/Lunetas)

Essa brincadeira é coletiva e requer espaço e mãos. A ideia é usar garrafas sensoriais diversas para montar uma enorme cortina. Para fazer, basta usar a criatividade, soltar a imaginação e usar um pouquinho de tudo para montar as garrafas.

2. Caixa sensorial: jardim de gelatina

Imagem de duas crianças sentadas em um tapete de plástico. Uma delas está olhando para baixo, brincando com um pedaço de frutas. A outra está com as mãos dentro do pote de gelatina vermelha
(Reprodução/Lunetas)

Esse é um jeito interessante de utilizar alimentos que não estão mais aptos para consumo. Faça uma enorme travessa de gelatina, e jogue pedacinhos de frutas e legumes feitos com cortadores de biscoito. Estrelas de pêra, corações de cenoura, luas de maçã, flores de beterraba e muitos outros formatos para deixar a brincadeira mais atraente. A ideia é que as crianças usem as mãozinhas e talheres também para explorar a caixa e todas as suas formas e sabores.

3. Pintando com os pés

Essa brincadeira faz sujeira! O ideal é escolher espaços ao ar livre. Com papel bolha, você pode fazer uma ‘botinha’ para os pequenos, assim não suja os pés. Use um pedaço de papel grande, estenda no chão e use tintas de diferentes cores para as crianças brincarem de pintar com os pés. Ah, pode ser que no meio da brincadeira as botinhas sejam deixadas totalmente de lado. E tudo bem.

4. Carimbos naturais

Fotografia de uma mesa vista de cima. Há uma forma de cupcakes com tintas coloridas dentro dos buracos. Há pincéis com tinta, folhas com carmbos e vegetais cortados em diferentes formatos.
(Reprodução/Lunetas)

Essa é uma ideia simples e cheia de criatividade. Usando cortadores de biscoito, você transforma algumas batatas, cenoura, pimentão e erva-doce em carimbos naturais. Use tinta de diferentes cores para as crianças poderem usar a criatividade e criar lindos desenhos. Não precisa ficar perfeito, afinal o grande charme dos carimbos naturais é explorar suas formas e texturas. Basta cortar pedaços que fiquem confortáveis para as crianças segurarem e pronto!

5. Massinha com purpurina: fábrica de cupcakes

Usando massinha colorida, dá para brincar de cozinhar e fazer cupcakes, por exemplo. Com outros materiais, é possível enfeitar os cupcakes. Essa é uma brincadeira que as crianças adoram por ser puramente criativa e eles poderem criar o que quiserem.

Post com resumo e modificações produzidas pelo Caindo no Brasil da publicação “10 brincadeiras sensoriais para crianças maiores de 2 anos“, do Massacuca para o Portal Lunetas. Leia a matéria original e na íntegra clicando no link.