Imagem da professora Marcia Burbak sorrindo, apontando para celular e mostrando o aplicativo Escola Paraná
A professora Marcia Burbak mostra o aplicativo Escola Paraná no Colégio Estadual Dom Pedro II (Reprodução/Nova Escola)

A semana pedagógica da rede estadual do Paraná trouxe uma novidade: o aplicativo Escola Paraná Professores. A ferramenta, exclusiva para os docentes da rede, foi criada como um suporte para o planejamento e para facilitar a comunicação entre comunidade escolar e secretaria. A iniciativa é uma parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). O lançamento do app foi feito no dia 15 de fevereiro e será apresentado às escolas a partir desta semana. “As orientações sobre uso e funcionalidades foram incluídas na pauta da semana pedagógica, de todas as estaduais”, diz Claudio Aparecido de Oliveira, coordenador do núcleo de informática da secretaria.

O aplicativo vai complementar a plataforma digital usada pelos professores da rede pública de ensino. “O app foi criado para complementar o sistema de registro de classe online da rede, que já existia desde 2015”, explica o coordenador. Na plataforma, os professores já conseguiam registrar a frequência, lançar notas e faltas. O acesso era feito via desktop ou mobile, mas apenas pelo navegador. A diferença é que agora, além de novas funcionalidades, a ferramenta ganha uma versão em aplicativo.

Entre as funcionalidades de planejamento, ele permite a visualização da grade horária do professor. Além disso, ele oferece agendamento e acompanhamento de eventos que ele mesmo vai marcando, como datas de provas e entregas de trabalhos, além das festas e assembleias promovidas pela escola. Em relação à interatividade, o app permite que o docente envie mensagens para suas turmas e receba avisos da secretaria de Educação. Outra função é a indicação de materiais relacionados ao conteúdo das aula, como livros e filmes. O uso do aplicativo será opcional.

“Todas as informações para professores e alunos continuarão disponíveis nas plataformas online da secretaria. No entanto, ele facilita o dia a dia”, diz Claudio. “Todas as atualizações da escola ficam automaticamente visíveis para a equipe pela ferramenta”.

Como acessar

Usuários de dispositivos iOS e Android podem fazer download da ferramenta. O cadastro é feito com o número do CPF ou e-mail institucional e com senha do registro de classe on-line. Todo o passo a passo para instalação, cadastro e uso das funcionalidades do aplicativo estão disponíveis no tutorial da secretaria. Os professores da rede estadual do Paraná que tiverem dúvidas sobre o uso podem entrar em contato com o Núcleo de Informática e Informações. O telefone é (41) 3340-1738.

Conheça o app em:

Para os alunos, pais e responsáveis

Essa é uma versão para professores do aplicativo Escola Paraná Alunos, lançado em 2017. A ferramenta, focada nos estudantes, permitia que tanto estes quanto seus responsáveis pudessem consultar a grade de aulas, notas e eventos escolares, como reuniões, entrega de trabalhos e provas. Embora a interface para os dois grupos seja diferente, as funcionalidades são as mesmas. Além disso, também é possível enviar mensagens para os professores e colegas de sala. O acesso é feito via número de matrícula ou CPF. O app está disponível para dispositivos iOS e para Android e conta com um tutorial de funcionamento que pode ser acessado aqui. O uso da plataforma pode trazer muitos benefícios para toda a comunidade escolar. Afinal, uma boa comunicação é essencial para o bom desenvolvimento e engajamento dos alunos e para participação das famílias, e pode auxiliar o dia a dia dos docentes.

Matéria publicada pela Nova Escola.