(((AMPLIFICA))) POTENCIALIZANDO TALENTOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

Muitas das coisas que fazemos na vida parecem não ter sentido em certo momentos. Acumulamos atividades, corremos de um lado para outro, estudamos como loucos, nos submetemos à tensão de uma apresentação, demoramos mais para preparar uma aula do que realmente dá-la. Meio insano mesmo. Até o dia que olhamos para trás e conectamos os pontos, e entendemos que tudo que fizemos não foi em vão. Há sempre um motivo, de significado único,  que passa a ser revelado no presente ou no futuro.

E assim foi com o AMPLIFICA. Começou de um plano de ação das educadoras Carla Arena e Samara Brito depois de terem sido selecionadas e passado por um processo de formação no Google Teacher Academy em São Paulo. Saíram com a ideia de fazer um seminário para os talvez 50 educadores que faziam parte da rede de conexões delas em Brasília e acabaram organizando o seminário para 311 educadores, gestores e entusiastas. Elas nunca se esquecerão do empurrão do educador visionário e diretor do Colégio Marista de Brasilia, José Leão, que acreditou e disse para elas que não daria uma sala para o pequeno evento, e sim a escola inteira para algo muito maior. Em agosto de 2015, não faziam a menor ideia do que estava por vir.

 

Acreditaram e compartilharam esse sonho de impacto social na educação. Outros sonharam juntos e de Brasília, passaram por São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Belo Horizonte, Recife, Brasília novamente e agora no Rio a #caravanaamplifica segue sua história de sonhos e realizações com um grupo de educadores fantásticos certificados pelo Google, os Google Innovators, que viajam Brasil afora capacitando seus pares, mas sem blá blá bla', com muita inspiração e mão na massa. Todos viram uma latência e oportunidade únicas que conferências educacionais tradicionais não preenchiam, oferecendo um dia de magnetismo e uma faísca para o educador transformador, o educador cansado e desgastado pela rotina, o gestor assoberbado pelas tarefas diárias.

Os Innovators, com suas intervenções e proposições para uma sala de aula realmente diferente por meio de práticas inovadoras com as ferramentas digitais colaborativas , trouxeram uma esperança de mudança para os participantes do AMPLIFICA, aquele comichão de fazer algo novo na segunda-feira, de buscar novas estratégias com os alunos e para os alunos. Transformação não só para os professores, mas também para os gestores educacionais que precisam tanto de soluções práticas para questões de produtividade e gerenciamento do conhecimento.

 

O Seminário AMPLIFICA só foi possível quando a força de um grupo foi potencializada pelo estar e fazer juntos, além do apoio de instituições como o Google, Fundação Lemann, Casa Thomas Jefferson, Smartlab, Google Partners, FTD, Cambridge University Press, Richmond, SBS, SALA, Pipa Comunicação, entre outros tantos parceiros que acreditaram no projeto, disseram sim e embarcaram na jornada educacional com a gente. De uma ideia, um plano que virou projeto de vida de Carla e Samara e dos Google Innovators e amigos que caem no Brasil para inovar, conversar, aprender, compartilhar e fazer a educação como deve ser, colaborativa, criadora, instigante, divertida, participativa, produtiva e principalmente relevante.

Talvez você esteja se perguntando mas como é que realmente funciona o AMPLIFICA? Confira um dos programas do seminário no http://bitly.com/amplifica2016 e a trilha dos gestores no http://bitly.com/amplificagestor .

Agora, o que faz o AMPLIFICA especial? A resposta é simples: As pessoas! Quando olhamos para trás, entendemos que tudo que fizemos na vida tem sentido e propósito. É como se estivéssemos a vida toda nos preparando para nossa grande missão, e o nosso momento mágico acontece a cada dia. Nosso lema é ajudar educadores e gestoresa potencializar seus talentos e impactar aqueles que os cercam. Nossa energia vem de nossas interconexões. Quem sabe você também não se anima a fazer parte da tribo do #amplificatododia?

* Carla Arena e Samara Brito são educadoras apaixonadas por educação, amplificadas e intrépidas. Google Certified Innovators que decidiram fundar o AMPLIFICA para ajudar instituições de ensino e educadores que buscam por mudanças, por uma sala de aula relevante e interessante para os alunos, professores e gestores.