8 DICAS DE LIVROS GRATUITOS COM FERRAMENTAS PARA INOVAR NA SALA DE AULA

Criamos uma lista com dicas de publicações e livros que podem ser acessados de graça para quem quer trabalhar com novas abordagens e ferramentas pedagógicas em sala de aula, mas não sabe quais as possibilidades para isso.

São muitos os estudos desenvolvidos nessa área, por isso é importante sistematizar essas informações para atingir mais professores e alunos. "Nós só aprendemos com o outro, que nos possibilita encontros de revisitação das nossas crenças e comportamentos. Ao sabermos o que está sendo feito de novo na educação e como está sendo feito, ganhamos inspiração e repertório para transformar nossas próprias práticas educativas", conta Alex Bretas, do Educação Fora da Caixa.

E ainda deixa a dica: "É importante que não tentemos simplesmente copiar métodos e formatos, mas sim customizá-los a partir do que nossos contextos estão nos dizendo. A melhor forma de fazer isso é ir testando em pequena escala diferentes abordagens e ajustando o que for necessário no decorrer do processo."

Princípios de inovação que devemos ter em mente dentro de uma rede

"Não adianta querer mudar sem mudar”, “inovação é sempre um resultado inesperado” e outros cinco princípios fundamentais que devemos ter em mente na hora de trabalhar com projetos inovadores são aprofundados pelo pesquisador Augusto de Franco.

Design Thinking para educadores

Material criado pela agência de inovação IDEO e traduzido para o português pelo Instituto EducaDigital, disponibiliza um livro base e um caderno de atividades que mostram como utilizar a abordagem de Design Thinking a partir de desafios cotidianos que os educadores enfrentam. 

Experience Learning da Perestoika

Referência em experimentação na educação, a escola de criatividade Perestroika abriu a abordagem completa que usa em seus cursos. 

Poucos sabem que a metodologia da Perestroika é open source!

Poucos sabem que a metodologia da Perestroika é open source!

Kit Educação Fora da Caixa

Um projeto de investigação financiado de forma colaborativa sobre novas formas de aprendizagem de jovens e adultos, baseadas em princípios como a curiosidade e a autonomia. É possível ver o livro com mais de 50 ferramentas encontradas na exploração de Alex Bretas.

Caindo no Brasil

O livro conta sobre 9 escolas e ONGs encontradas durante uma viagem de ônibus pelo país. As iniciativas trabalham de diversas maneiras para garantir o desenvolvimento de cada criança e jovem beneficiado. É possível ver uma versão aberta com 70 páginas do livro aqui.

Jogo da abundância

Um roteiro de ações para desenvolver um projeto simples e eficiente de captação de recursos.

Comunicação Não-Violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais

Um dos livros mais importantes da área, busca contar mais sobre essa maneira de se relacionar que busca encontrar maneiras de comunicação para conectar as pessoas sem agressões, solucionar conflitos, entre outros.

Dragon Dreaming

É um sistema integrado e um método completo para a realização de projetos criativos, colaborativos e sustentáveis. É possível conferir o guia completo de toda a jornada do sistema aqui.

O Dragon Dreaming traz dados detalhados de como aplicar a metodologia

O Dragon Dreaming traz dados detalhados de como aplicar a metodologia