Todo final de ano, fazemos uma lista de pessoas e iniciativas para você ficar de olho no ano seguinte. Em 2017, praticamente todos os citados lançaram novos projetos ou potencializaram ainda mais o trabalho que realizam pela educação brasileira. Nesse começo de 2019, repetimos algumas pessoas da última lista e adicionamos mais gente que está transformando a educação e vai dar o que falar:

Rafael Parente

Estava na nossa lista de 2018, é PhD em educação (NYU), foi CEO da Aondê/Conecturma, presidente do conselho do CEIPE e sócio-efetivo do Movimento Todos pela Educação. Fundou e dirigiu o LABi, Laboratório de Inovação Educacional, de 2014 a 2017. Foi subsecretário na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro de 2009 a 2013. Em 2019, ele assume o cargo de secretário de educação do Distrito Federal.

Vereda Educação

Uma escola “low cost low price” que pretende levar educação integral realmente de qualidade para todos por menos de R$600/mês. Em 2018, ela lançou sua primeira unidade com quase 2 mil alunos e estruturou uma escola interna para desenvolvimento de seus 120 professores. Em 2019, vai ampliar o número de estudantes atendidos e abrir turmas de Ensino Médio. Nos próximos anos, novas unidades serão abertas pelo Brasil.

Tabata AmaralTabata Amaral

Cientista política formada pela Universidade de Harvard, foi uma das fundadoras do Mapa Educação e do Movimento Acredito. Filiada ao Partido Democrático Trabalhista, foi eleita deputada federal por São Paulo nas eleições de 2018, sendo a sexta candidata mais votada no estado, com 264.450 votos.

Tabata terá importante atuação no Congresso para defender pautas como o bloqueio da Escola Sem Partido, implementação da BNCC e a continuidade do FUNDEB.

 

 

 

Bancada da Educação

Um movimento da sociedade civil organizada que pretende criar uma união entorno da pauta da educação de qualidade e para todos junto ao Poder Legislativo. Diversos setores da sociedade conseguiram esse nível de organização e hoje conseguem defender pautas fortes com “bancadas” do agronegócio, da bala ou evangélica. A ideia, é criar uma estrutura para a pauta da educação ficar cada vez mais forte no país. Para isso, eles pretendem trabalhar de maneira colaborativa, a partir de pólos locais. Os principais objetivos da Bancada da Educação são:

  • Conhecer a estrutura legislativa brasileira: primeiro Câmaras Municipais;
  • Produzir material didático explicando o funcionamento das casas legislativas;
  • Organizar grupos de bairro para discussões de pautas sobre educação e articulação com políticos locais;
  • Construir uma pauta convergente;
  • Identificar possíveis candidatos/coletivos;
  • Eleger um vereador por capital em 2020.

Nós fizemos uma contribuição muito interessante para o canal Blink102, onde falamos um pouco mais sobre esse movimento. Você pode conferir o material aqui: https://bit.ly/2TFIL7g

Imagina 2030

Vocês se lembram do Imagina na Copa, que viajou o Brasil para registrar em vídeo projetos que estavam fazendo a diferença na área de impacto social? Nesse ano, eles começarão um novo projeto chamado Imagina 2030. Esse foi o ano que a ONU, governos, empresas – muita gente que manda no mundo – estabeleceu como prazo para que sejam atingidos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: uma lista que resume os principais problemas do mundo hoje.

Parece papo de maluco, mas é seríssimo. E tem muitas pessoas que já estão revendo hoje suas escolhas e transformando suas vidas para que este futuro de fato aconteça. Cada uma do seu jeito, pelo seu caminho, mas tendo em vista um horizonte comum. O coletivo unirá pessoas interessadas em cada um dos temas para trabalharem juntos para que o Brasil alcance essas metas. Você pode se inscrever para participar desse movimento 🙂

Tem mais?

Existem outras dezenas de pessoas e projetos que estão se destacando. Essa pequena lista foi só um post provocativo para você perceber que 2019 vai ser incrível. Continue acompanhando a gente para ficar ligado nas melhores oportunidades da educação brasileira. Se inscreva na nossa newsletter semanal.