Quer aprender Ciências na prática? Nos últimos anos, uma série de iniciativas surgiram para tornar mais interessante o ensino de Física, Química e Ciências. Áreas tão presentes no nosso cotidiano, quando vistas apenas como matérias curriculares perdem o encanto na maioria das vezes.

Por isso, selecionamos cinco dicas de iniciativas que trazem a educação científica de uma maneira mais interessante e com significado. Dentro de suas casas, gravando vídeos para o Youtube, ou em shows e palestras para centenas de pessoas, esses projetos mostram as ciências na prática de maneira simples e divertida:

Química Extrema

Talvez uma das melhores maneiras de aproximas o estudantes da área das Ciências é dando destaque para outros jovens mostrarem seu interesse. Felipe Resende criou o canal em 2013. A ideia foi exatamente para mostrar a Química no cotidiano, abordando o tema de maneira simples e acessível:

Manual do Mundo

Dicas para não morrer de frio em casa, construir gosmas psicodélicas ou até mesmo tingir formigas. Iberê Thenório compartilha diversas experiências, truques e dicas em que todos podem aprender sobre diversas áreas da ciência na prática. O Manual do Mundo é um dos principais canais de educação do Youtube, com quase 10 milhões de inscritos.

Peixe Babel

O nome Peixe Babel vem do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias. É uma espécie fictícia de peixe que ao ser colocado dentro do seu ouvido (ou melhor, no seu cérebro) te torna capaz de entender qualquer idioma. Assim como o Peixe Babel da ficção, esse canal é voltado para explicar de forma acessível temas de robótica, uma área pouco explorada na mídia e pouco entendida:

Ciência em Show

Três físicos formados pela USP ensinam Ciências, Física e Química a partir de questionamentos, teoria e muita prática. Os show desse trio são realmente ciência na prática, com muitos efeitos de experimentos que acontecem na frente dos alunos e público em geral. Confira o site oficial do projeto.

Ciência em Show com ciência na prática
Cientistas durante apresentação. Foto: Reprodução