5 DICAS PARA APRENDER CIÊNCIAS NA PRÁTICA

Nos últimos anos, uma série de iniciativas surgiram para tornar mais interessante o ensino de Física, Química e Ciências. Áreas tão presentes no nosso cotidiano, quando vistas apenas como matérias curriculares perdem o encanto na maioria das vezes. Por isso, selecionamos cinco dicas de iniciativas que trazem a educação científica de uma maneira mais interessante e com significado:

Ciência em Show

Três físicos formados pela USP ensinam Ciências, Física e Química a partir de questionamentos, teoria e muita prática.

Transforma Educação

O programa de educação dos Jogos Rio 2016 tem aulas digitais que abordam Física, Química e Ciências com base nas olimpíadas e paralimpiadas criadas em parceria com a Companhia Química Oficial dos Jogos Olímpicos 2016, a Dow Brasil. É possível fazer download gratuito das aulas aqui.

Química Extrema

O jovem Felipe Resende criou o canal em 2013 exatamente para mostrar a Química no cotidiano, abordando o tema de maneira simples, acessível e interessante.

Manual do Mundo

Dicas para não morrer de frio em casa, construir gosmas psicodélicas ou até mesmo tingir formigas. Iberê Thenório compartilha diversas experiências, truques e dicas em que todos podem aprender Química, Física e Biologia na prática.

Peixe Babel

O nome Peixe Babel vem do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias. É uma espécie fictícia de peixe que ao ser colocado dentro do seu ouvido (ou melhor, no seu cérebro) te torna capaz de entender qualquer idioma. Assim como o Peixe Babel da ficção, esse canal é voltado para explicar de forma acessível temas de robótica, uma área pouco explorada na mídia e pouco entendida.

Conhece algum canal legal que fala de ciência de forma divertida e prática? Manda para a gente conhecer também :)