UM ARMAZÉM DE CRIATIVIDADE NO AGRESTE PERNAMBUCANO

O Armazém da Criatividade em Caruaru corresponde a uma estrutura especial de suporte à inovação e empreendedorismo, que atua de forma integrada com as instâncias de ensino, ciência e tecnologia e em estreita articulação com o setor produtivo e com as políticas públicas na região do Agreste Pernambucano. O Armazém da Criatividade reforça a capacidade tecnológica dessa localidade e induz a novas dinâmicas econômicas baseadas na criatividade, no conhecimento e na inovação. Como resultado, incentiva o surgimento de novos empreendimentos inovadores para diversificação e fortalecimento da competitividade da economia local.

Em outra perspectiva, o Armazém é um complexo tecnológico que integra espacialmente, funcionalmente e operacionalmente um conjunto de ingredientes essenciais às estratégias de desenvolvimento baseadas no conhecimento e na inovação. Ou ainda, é uma estrutura de convergência de talentos, tecnologias, infraestruturas e serviços qualificados que oportunizam o surgimento de novos empreendedores inovadores, e também que reforçam as estruturas produtivas cujas estratégias de negócios incluem a inovação. Do ponto de vista prático, o Armazém é como um braço ou uma extensão das escolas técnicas, das universidades e das empresas, complementando as estruturas físicas, tecnológicas e de serviços das mesmas.

O Armazém combina seis funções consideradas essenciais a um ambiente de inovação e empreendedorismo, integradas num único espaço de compartilhamento de trabalho:

 • Empreendedorismo - incubadora de negócios, além de espaços empresariais de alto padrão destinados à instalação de empreendimentos oriundos da incubadora, das universidades ou do mercado.

• Experimentação - laboratórios de alta tecnologia para suporte à criação e inovação.

• Exibição - showroom com infraestrutura apropriada para apresentações e exposições variadas de projetos e produtos em seus vários estágios de desenvolvimento.

• Educação - espaços de formação continuada de capital humano, essencial para qualificar a base técnica para a inovação no ecossistema produtivo local.

• Coworking - espaço qualificado e de baixo custo para trabalho cooperado, encontros e interações, onde jovens empreendedores costumam se reunir em busca de informações, parcerias, insights etc.

• Crédito - fundos institucionais ou privados de fomento ao empreendedorismo e inovação voltados para consolidação das startups.

Com o intuito de fornecer uma plataforma apta ao fomento das atividades propostas, o Armazém conta com uma infraestrutura tecnológica e de serviços especializados de alto nível, de modo a elevar o padrão tecnológico médio do local e criar novas possibilidades de criação, experimentação e produção por parte do público-alvo. O princípio da excelência tecnológica está presente em todos os espaços do Armazém da Criatividade em Caruaru, mas é especialmente diferenciado nos espaços de experimentação.

Laboratório de produção musical

Laboratório de produção musical

O diferencial do Armazém da Criatividade de Caruaru são os laboratórios e equipamentos de alta performance, distribuídos em três núcleos funcionais com predomínio de recursos de suporte à moda :

a) Criação - laboratórios de design gráfico, de produto e de moda, modelagem 3D, desenvolvimento de games e

b) Prototipação – laboratórios de digitalização e impressão 3D, produção gráfica e produção de vestuário

c) Editorial de moda – estúdios de fotografia e vídeo, mixagem e pós-produção audiovisual

Todo este conjunto estrutural de inovação permite que novas possibilidades sejam articuladas, trabalhadas e desenvolvidas na região. Novos modelos de ensino, de desenvolvimento de projetos e de geração de negócios estão a surgir desde à instalação deste ambiente de inovação do Porto Digital na região Agreste.

Prototipagem de Vestuário 

Prototipagem de Vestuário 

Os convênios com as universidades e instituições de fomento ao empreendedorismo e novas tecnologias está a gerar novos nichos de mercado, perfis de profissionais com base em inovação e tecnologia de ponta e que vem a ressignificar os modelos educacionais da região. Dentre os destaques, ocorre o fortalecimento da perspectiva de pensamento e habilidades profissionais das novas gerações que estão envolvidas nas tendências de mercado como antes não houvera e aberto as possibilidades de conhecimento e acesso as diversas faces de mercado e do saber. 


Por Girlaynne Danusia, analista de inovação do Armazém da Criatividade