Um pouco da história do Caindo no Brasil

por Caio Dib

Acredito numa Educação que forme pessoas pra vida. Existem outras maneiras de se viver processos de aprendizagem dentro e fora da escola que vão além da formação conteudista. A sociedade pede hoje pessoas que vejam o outro, convivam com o coletivo, troquem ideias, sejam autônomas, responsáveis, felizes e divertidas. Em 2013, queria conhecer mais de perto escolas, projetos e histórias de pessoas que seguissem essa mesma linha de visão de mundo. Foi assim que surgiu o Caindo no Brasil.

Como tudo começou

Até o início de 2013, eu trabalhava atendendo consumidores de todo o Brasil em projetos de novos negócios nas áreas de Educação, Comunicação, Tecnologia e Marketing. Entrar em contato com tantas iniciativas me deixou com "gostinho de quero mais" e uma curiosidade enorme, então decidi largar o telefone e a internet, cair na estrada e conhecer as pessoas e os Brasis ao vivo. Resolvi aproveitar esse momento para mergulhar de cabeça em um universo que sempre me fascinou: a Educação. O primeiro ano de vida do Caindo no Brasil teve muito aprendizado: foram 5 meses e meio rodando o país de ônibus atrás de realidades brasileiras e práticas de educação transformadora.

Foram 17 mil quilômetros por terra, 58 cidades em 14 Estados e Distrito Federal. Saí de São Paulo com uma lista de indicações, mas também deixei a viagem me surpreender: encontrei grandes iniciativas locais que não eram conhecidas por nenhum especialista, mas estavam na ponta da língua do recepcionista do hostel ou da monitora do museu.

Em Brasília, conversando com estudantes do projeto Re(vi)vêndo Êxodos

Em Brasília, conversando com estudantes do projeto Re(vi)vêndo Êxodos

Foi assim que eu conheci 30 iniciativas inspiradoras que eram conhecidas, quase sempre, apenas localmente. 13 dessas novas alternativas de educação estão no livro. Não só escolas, porque eu não acredito que educação dependa de um espaço tão encaixotado assim. Acho que, como diz Tião Rocha, escola é diferente de educação. Escola é meio, educação é fim. Me convenci mais ainda disso conhecendo projetos como o Bairro-Escola Rio Vermelho ou histórias como a de Seu Luiz, que nunca pisou numa sala de aula porque a escola ficava a duas horas de caminhada de sua casa, mas era um Doutor quando falávamos dos assuntos de sua realidade e conseguiu que sua filha completasse o ensino técnico em engenharia.

O livro

Ensaio do Projeto Infâncias, da colaboradora Gabriela Romeu

Ensaio do Projeto Infâncias, da colaboradora Gabriela Romeu

São essas e muitas outras histórias que compartilhei no livro Caindo no Brasil: uma viagem pela diversidade da educação para apresentar esses indivíduos e comunidades atuantes que nos levam a valorizar, pensar e repensar a Educação como conhecemos. O livro possui ensaios de outros projetos que também mapearam esse tipo de iniciativa, como:

O livro também conta em uma linguagem simples, mas baseado em uma pesquisa profunda, sobre 13 iniciativas ou histórias de pessoas que conheci durante a viagem e que me encantaram. Entre elas estão:

O livro também contou com 48 entrevistas e mais de 90 referências bibliográficas que estão compartilhadas na obra. Além disso, teve apoio do Instituto Singularidades para a criação de um Guia do Educador que estimula profissionais da educação a usarem os conteúdos da publicação em sua prática pedagógica. Em pesquisa recente, mais de 50% dos profissionais que trabalham com educação que leram o livro acreditam que a publicação ajudou muito a melhorar suas práticas pedagógicas.

O Caindo hoje

Hoje o Caindo no Brasil se tornou um negócio social que tem o objetivo de dar luz a iniciativas que fazem diferença na educação brasileira. Somos uma agência de comunicação que busca, de diversas maneiras, contar tudo de melhor que está acontecendo na área em nosso país. Para isso, temos duas frentes de trabalho:

  • Curadoria de conhecimento: ajudamos eventos e produções audiovisuais a encontrarem os melhores projetos educacionais para enriquecerem seus conteúdos. Eles nos falam as características dos projetos que desejam encontrar e nós fazemos uma pesquisa com as melhores iniciativas :)
  • Produção de conteúdo: criamos produtos e serviços do Caindo no Brasil para contar as histórias de quem faz a diferença na educação brasileira. São livros, palestras, cursos online e até uma assinatura de conteúdo via Whatsapp para fazer com que essas histórias sejam cada vez mais ouvidas!