UM ESPAÇO PARA BRINCAR E LER DENTRO DE PARAISÓPOLIS

Crianças por todo lado, brinquedos, livros, ar livre e muito verde, esse é o cenário da Pró-Saber SP, ONG localizada dentro de uma das maiores favelas da cidade de São Paulo, a Paraisópolis. O espaço promove atividades lúdico-pedagógicas com crianças de 6 e 17 anos e possui um número limitado de matrículas para dar o melhor atendimento possível a todos. Ainda assim, crianças e jovens não-matriculados podem ficar à vontade para pegar livros emprestados na biblioteca, que conta com mais de 9 mil livros e uma curadoria cuidadosa, que atende às demandas do público.

É comum ver em trabalhos voluntários dentro de favelas, uma certa falta de conhecimento sobre a realidade local. Há uma crença de que as famílias que moram nestes lugares seriam tão necessitadas e vulneráveis, que qualquer ajuda seria bem-vinda. É claro que todo trabalho voluntário é nobre e deve ser motivado, mas é importante também ouvir quais são as necessidades e vontades da comunidade.

Projeto de ativação da praça próxima à ONG envolveu alunos e a comunidade

Projeto de ativação da praça próxima à ONG envolveu alunos e a comunidade

A Pró-Saber SP se destaca nisso: todos os funcionários do espaço tem contato direto e conhecem a família das crianças e jovens matriculados. Existe um trabalho de entender quais são as características e dificuldades dessa casa, para poder ajudar ao máximo. O quadro de funcionários também conta com mães de ex-alunos e jovens que cresceram acompanhando as atividades da ONG e hoje são monitores, tendo a oportunidade de ter seu primeiro emprego e compartilhar aquilo que aprenderam.

Leitura e protagonismo para crianças e adolescentes

Os 13 anos de história da Pró-Saber SP são marcados por desafios e adaptações. O espaço começou com foco na alfabetização, com grandes ambições mas sem atingir o sucesso esperado na primeira tentativa. Com a mudança do Ensino Fundamental, que passou a integrar a Pré Escola, a ONG mudou as estratégias de atuação e se voltou para a leitura como elemento de melhora da alfabetização, mas também como linha condutora de um projeto de educação e desenvolvimento integral das crianças e jovens.

Para os adolescentes, o projeto Espaço de Protagonismo Social promove debates, rodas de conversa e de leitura frequentes, com objetivo de desenvolver juntos um pensamento crítico e dar perspectivas aos jovens. Recentemente, eles receberam Vagner de Alencar, o escritor que rebateu os comentários polêmicos de Bia Dória em uma entrevista à Folha de S.Paulo. Na época das Olimpíadas, a ginasta Dayane dos Santos também conversou com o grupo sobre o impacto positivo da educação e do esporte em sua vida.

Vagner de Alencar batendo papo com o jovens da Pró-Saber SP

Vagner de Alencar batendo papo com o jovens da Pró-Saber SP

O espaço fica na Rua Manoel Antônio Pinto, 974. Para saber mais sobre a ONG e todos os seus projetos, entre no site www.prosabersp.org.br